DESTAQUE
O Pará é o Estado que mais se destaca no país em cinco cadeias produtivas: mandioca, dendê, cacau, açaí e abacaxi, segundo dados atualizados e sistematizados pelo Núcleo de Planejamento e Estatísticas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O levantamento é relativo ao ano-base de 2021. Com exceção do cacau, produzido em maior escala no oeste paraense, e do abacaxi, cuja produção maciça é oriunda de Floresta do Araguaia, na região Sudeste, as demais culturas são cultivadas em abundância no nordeste do Pará, mostra a Pesquisa Agrícola Municipal.
LIDERANÇA
Segundo o levantamento, quase 100% do dendê cultivado no Brasil estão em território paraense. O Pará produziu 98,56% do dendê nacional, totalizando 2.846.023 toneladas – um crescimento de 0,6%. O município de Tailândia, no Sudeste, é o maior produtor, com 942,1 mil toneladas. A produção de açaí foi de 1.388.116 toneladas, com liderança do município de Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins. A cultura da mandioca produziu 4.053.932 toneladas, com destaque para o município do Acará, com 319,3 mil toneladas. Quanto ao abacaxi, o Pará produziu 23,37% de todo o fruto cultivado no Brasil - 361 mil unidades.
DENÚNCIAS
A deputada Vivi Reis (PSOL) encaminhou ofício à procuradora Manoela Lamenha, solicitando providências do Ministério Público Federal quanto às ações da reitora da Ufra, Herdjania Veras de Lima. O documento relata denúncias de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. Eles alegam que, desde sua posse (em julho de 2021), Herdjania não convocou eleições para as diretorias das unidades acadêmicas e tem mantido Conselhos Superiores com nomeações pró-tempore, sem a legitimidade das categorias, em flagrante desrespeito ao regimento e ao estatuto da Ufra.
TERRORISTAS
Os dois presos pela Polícia Federal sob a acusação de planejar um ataque a bomba em Brasília, o paraense George Washington de Oliveira Sousa e Alan Diego Rodrigues visitaram gabinetes de parlamentares bolsonaristas na Câmara de Deputados no período em que articulavam o atentado, entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro. O caso foi revelado pelo portal “O Antagonista”, que obteve a lista de visitas à Câmara através da Lei de Acesso à Informação. George Washington esteve no gabinete do deputado Joaquim Passarinho (PL-PA) no dia 23 de novembro, às 12h04. Passarinho disse não conhecer “esse senhor”.
SEGURANÇA
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, promoveu ontem o primeiro encontro com secretários de Segurança de todo o país. O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, participou da reunião, abordando ações importantes para o Pará, como o Programa TerPaz e as operações “Guardiões do Bioma”. O encontro foi aberto pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, seguido de pronunciamento do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
TRABALHO
Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, será realizado hoje em Belém o Seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo: Liberdade sob o prisma da dignidade”, organizado pelo TRT/8ª Região. O presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, fará a conferência de abertura. O evento reunirá também outros nomes de destaque no combate ao trabalho escravo, como o padre e professor Ricardo Rezende, militante histórico de combate ao trabalho degradante.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar