plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
COLUNA ESPLANADA

Megaoperação da PF expõe fraudes em fintechs em São Paulo

Operação Carbono Oculto gera temor entre executivos na Faria Lima; STF fecha acessos à Praça dos Três Poderes. Leia mais na coluna Esplanada!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Megaoperação da PF expõe fraudes em fintechs em São Paulo camera Operações expõem fraudes no setor de combustíveis expuseram fintechs que lavavam dinheiro para o PCC. | Divulgação

É bem pior

O susto com a Operação Carbono Oculto na última quinta-feira (28) na Av. Faria Lima foi tão grande que muitos ‘farialimers’ (apelido dos executivos da região) que não eram alvo sequer apareceram nos escritórios. Eles receberam relatos da presença de viaturas da PF, Gaeco do MP, PC e até do Batalhão de Choque na frente de vários edifícios e ficaram em casa. Os relatos correram de tal forma que agora as autoridades já sabem que o crime do colarinho branco desfila na famosa avenida. Se tem gente fugindo sem ser alvo, é porque deve – frase mais repetida entre policiais. A megaoperação reuniu 1,4 mil agentes, mas a presença do Choque causou estranhamento entre os agentes da PF. As operações contra fraudes no setor de combustíveis expuseram fintechs que lavavam dinheiro para o PCC no principal centro financeiro do País.

Bloqueio na Praça

Com receio de possíveis manifestações durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que se inicia nesta terça-feira (2) e vai até o dia 12 de setembro, o Supremo Tribunal Federal mandou fechar com grades todos os acessos à Praça dos Três Poderes. Os policiais judiciários de todo o Brasil também foram convocados para garantir a segurança no STF. Estão em alerta devido aos acontecimentos de 8 de janeiro.

Moeda do União

O senador Sergio Moro (União-PR) é muito criticado nos dois partidos da federação União-PP, mas a avaliação deles é que ele está perto de comandar o 3° Estado mais rico do País e ninguém quer perder isso – muito menos a federação. Mesmo com uma personalidade discreta, Moro é o melhor ativo do presidente Antonio Rueda hoje, depois de Ronaldo Caiado (União-GO).

Violência política

Uma pesquisa do Instituto Marielle Franco analisou 77 casos de violência política no País entre junho de 2021 e julho de 2025. Entre as ocorrências, 71% envolvem intimidação ou ameaça – das quais 64% são de morte e 31% de estupro. O levantamento também aponta que 63% das ameaças de morte contra mulheres negras e LGBTQIA+ fazem ligação direta com o caso da vereadora Marielle Franco.

Farpas & Diplomacia

Em meio às farpas trocadas entre o presidente de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente Lula da Silva, o PT realizou audiência pública na última quinta-feira (28) para debater medidas diplomáticas para o resgate de famílias de palestinos em Gaza, que tenham vínculos com o Brasil. Sobrou até para o chanceler Mauro Vieira – considerado inoperante ante os apelos dos palestinos.

ESPLANADEIRA

#Sinch conquista 1º lugar no uso Multinational Organizations no relatório Gartner® 2025 Critical Capabilities for CPaaS.

#Ortobom patrocina time olímpico Clube de Regatas do Flamengo.

#Cuponomia ultrapassou R$ 2 bilhões em vendas para e- commerce em 2024. #GoCare Saúde conquista Certificação ISO 9001:2015.

#Juliana Kaiser e Luciana Ikedo lançam projeto Conexões pelo Mundo edição Londres.

#Fitch atribui rating AA- (bra), com perspectiva positiva, para a CloudWalk, em 1ª avaliação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Leandro Mazzini

    Leia mais notícias de Leandro Mazzini. Clique aqui!

    Últimas Notícias