plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ANTIGOMOBILISMO

Jean Le Cam e sua paixão pelo Renault 4L, ícone automotivo 

Lenda na vela, Jean Le Cam conta como se apaixonou pelo Renault 4L, um carro que soube marcar uma grande época e que atravessou gerações

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Jean
Le Cam e sua paixão pelo Renault 4L, ícone automotivo  camera (Divulgação

Com mais de 8 milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, o Renault 4 é um ícone automotivo e está festejando 60 anos em 2022. E continua sendo a alegria de muitos colecionadores, como o famoso navegador Jean Le Cam, que adora a versão 4L e que nunca imaginaria que, ao presentear sua filha, seria dono de 8 modelos. Conhecido no esporte como “Rei Jean”, Jean Le Cam é uma lenda da vela e dono de um dos barcos mais modernos, que chama de “O 4L dos Mares”. Mas foi quando perdeu seu barco que sua paixão virou coleção: depois de dar um 4L pra filha, comprou um segundo pra aprimorar o primeiro. E assim aconteceu a compra do terceiro, do quarto... Ele chegou a comprar 3 de uma só vez, num único fim de semana! No final, acabou com uma coleção de 8 modelos.

O Renault 4 foi o primeiro “carro pra viver”, sendo apelidado de “4L”. Ele tem como origem uma ideia brilhante: criar um carro versátil que pudesse ser usado em qualquer ocasião. Jean também acha que ele é um carro para qualquer terreno, devido à sua leveza. Tanto que diz: “Chamo meu barco de 4L pra dar a ele uma imagem. As especificações do Renault 4 foram elaboradas para que ele pudesse ser usado no deserto. Esse carro poderia ir a qualquer lugar, como um verdadeiro 4x4.” E o 4L provou isso no 4L Trophy, onde superou qualquer obstáculo que encontrou em seu caminho, em trilhas de areia e pedras.

Apresentado em julho de 1961, o 4L é um 5 portas com mala que se abre para um espaço modulável. Ao rebater o banco traseiro, o hatch vira perua. Além de ser pra família, virou ícone da cultura pop francesa e carro de polícia, dos Correios e de outros serviços públicos – como minivan.

Apesar de ter saído de linha em 1992, ainda é possível ver alguns nas ruas ou feiras de carros usados e de coleção, pois a simplicidade e a confiabilidade de sua mecânica atraem. E é exatamente isso o que mais agrada a Jean Le Cam: “Posso mexer à vontade nesse carro, fazendo melhorias de forma contínua. É mais ou menos como o meu barco Hubert, que não paro de aprimorar!” Agora seu sonho é ter uma versão 100% elétrica.

Veja mais no site do Auto Destaque.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Auto destaque por Victor Pinto

    Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

    Últimas Notícias