Em tempos de orçamento apertado, cada oportunidade de economia faz diferença no planejamento financeiro do início do ano. Tributos obrigatórios, quando pagos com antecedência e dentro das regras, podem pesar menos no bolso, especialmente para quem mantém a documentação em dia e adota uma condução responsável no trânsito.
Nesse contexto, a Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) informa que proprietários de veículos com finais de placas entre 02 e 32 têm até a próxima terça-feira (27), para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos de até 15%, desde que não possuam multas de trânsito. O abatimento varia conforme o histórico do condutor: 15% para quem está há dois anos sem infrações, 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% nos demais casos.
CONTEÚDO RELACIONADO
- IPVA 2026: o que acontece se eu não pagar o imposto?
- Detran-PA determina redução nas taxas de exames da CNH no Pará
- Vídeo expõe tensão entre mototaxistas e trabalhadores de app em Barcarena
FORMAS DE PAGAMENTO
A Sefa disponibiliza três formas de pagamento do IPVA no Pará: cota única antecipada, com desconto; parcelamento em até três vezes, sem desconto, antes do vencimento; ou pagamento integral na data do licenciamento anual, junto ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Após o prazo do licenciamento, o imposto passa a ser cobrado com multas e juros.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Para motocicletas e motonetas de até 200 cilindradas, novas ou usadas, e cujo proprietário não possua outro veículo, é possível acumular os descontos do bom motorista com a isenção parcial do IPVA, conforme prevê a Lei nº 6.017/96. Nesses casos, a isenção pode chegar a 100% para veículos sem multas há pelo menos dois anos; 50% para quem teve uma infração no período; e 30% nos demais casos. "As pessoas podem garantir uma economia ainda maior pagando o IPVA 2026 em cota única e somando os descontos previstos", destaca o secretário da Fazenda, René Sousa Júnior.
COMO SABER O VALOR A SER PAGO
A consulta do valor e a emissão do Documento Estadual de Arrecadação (DAE) podem ser feitas no site da Sefa. O pagamento é aceito via PIX ou código de barras, na rede bancária autorizada e em casas lotéricas. A alíquota do IPVA é de 2,5% para automóveis e caminhonetes, e de 1% para motocicletas, ônibus, caminhões e similares. Veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos. Para mais informações, os contribuintes podem acessar o portal da Sefa ou entrar em contato pelo 0800-725-5533.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar