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COTIDIANO

Estacionamento irregular atrapalha pedestres em Belém

Situação, que acontece a qualquer hora do dia, parece ser um problema cultural na capital paraense, onde esse tipo de cena é comum. Nem a multa por infração grave parece intimidar os condutores

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Imagem ilustrativa da notícia Estacionamento irregular atrapalha pedestres em Belém camera Com muitos veículos nas ruas e pouco lugar pra estacionar, a confusão se torna inevitável | Celso Rodrigues / Diário do Pará

O estacionamento irregular é um problema crônico da cidade de Belém. Carros, motos e até caminhões tem feito das calçadas local de estacionamento, o que configura infração grave com multa de R$195,23. Em qualquer horário do dia é possível observar os transtornos causados por esse tipo de atitude que atrapalha a vida de motoristas e pedestres da capital.

Em algumas vias o problema fica ainda mais evidente, já que os automóveis obstruem completamente a passagem e dificultam a mobilidade da população. A equipe do DIÁRIO percorreu algumas vias da capital e registrou a situação de estacionamento irregular nos bairros.

As oficinas mecânicas, lojas de autopeças e revendedoras de automóveis tomaram conta da avenida Pedro Miranda, no perímetro próxima a Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. Pela região, as calçadas estavam obstruídas para a passagem dos pedestres e pelo menos uma faixa da pista da direita estava ocupada pelos carros de clientes que estacionaram em fila dupla. Pelo local não foi possível observar pedestres andando corretamente no passeio, já que até carcaças de carros e caminhão de reboque enfeitavam toda a extensão da calçada.

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Em fevereiro, uma equipe do DIÁRIO também percorreu as ruas de Belém e registrou diversas irregularidades no percurso. Na Visconde de Inhaúma, entre Lomas Valentinas e Angustura, no bairro da Pedreira, por exemplo, carros e caminhões estavam estacionados em fila dupla, em cima das calçadas ou no canteiro central e vários obstruíam boa parte da ciclofaixa. Na ocasião, moradores e pedestres reclamaram da situação crítica em que tinham que dividir espaço com os veículos seja na rua ou no passeio. A equipe do DIÁRIO voltou ao local. Mesmo com uma placa de “Proibido Estacionar”, pelo menos quatro carros pararam em fila dupla em frente a um hospital, o que atrapalhou o trânsito.

Ainda na mesma região dois veículos estavam estacionados totalmente na calçada, onde também foi possível observar o descarte de entulhos em caçambas de empresas de recolhimento deste material. Cerca de sete carros estavam estacionados no espaço que deveria ser destinado à ciclofaixa, o que obrigou os ciclistas a transitarem na pista juntamente com os demais veículos. A tinta branca que demarca a faixa das bicicletas já estava bastante desgastada.

PROBLEMAS

O aposentado Williame do Nascimento, de 71 anos, mora há 40 anos no perímetro e afirma que as irregularidades são constantes. “Aqui é fila dupla, fila tripla, é cheio de carro. Esse hospital era para ter um estacionamento, mas não tem. Todo dia é assim e às vezes é pior, fica mais cheio. Aqui não tá mais demarcada essa ciclofaixa e pra andar aqui na calçada já não pode mais. Esse estacionamento em cima da calçada é de ponta a ponta. De tarde também fica complicado aqui, mas de manhã é ainda pior. Moto e carro saem da Visconde e entram aqui na contramão, isso é direto”, afirmou.

O QUE DIZ A SEMOB

Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) reforçou que os agentes realizam fiscalizações regularmente, porém, só podem autuar mediante flagrante ou por videomonitoramento e radar, equipamentos regulamentados pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran). Ou seja, a Semob não pode aplicar multas por fotos e câmeras de usuário, somente com as regulamentadas pelo Contran.

A Semob não pode aplicar multas por fotos e câmeras de usuário, somente com as regulamentadas pelo Contran.
📷 A Semob não pode aplicar multas por fotos e câmeras de usuário, somente com as regulamentadas pelo Contran. |Celso Rodrigues / Diário do Pará

A autarquia ainda comunicou que estacionar no passeio ou sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como ao lado ou sobre canteiros centrais, mediante flagrante, é considerada infração grave, com multa e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) conforme o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inciso VIII. A medida administrativa é a remoção do veículo. Já o estacionamento em fila dupla é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH, conforme o inciso XI, do artigo 181 do CTB.

A denúncia do estacionamento irregular deve ser feita nas feita nas redes sociais (twitter, instagram e facebook) ou formalizada à Ouvidoria, nos canais de atendimento: site https://semob. belem.pa.gov.br/, acessando a aba da Ouvidoria, e e-mail ouvidoria.semob@ cinbesa.com.br. É preciso identificar nome completo, e-mail, telefone, endereço e a descrição da situação.

Irregularidades obrigam ciclistas e pedestres a se arriscar para seguir seus caminhos

Ciclistas têm de encarar o trânsito, já que não há muito espaço e alternativas
📷 Ciclistas têm de encarar o trânsito, já que não há muito espaço e alternativas |Celso Rodrigues / Diário do Pará

Durante a manhã muitos ciclistas se arriscaram a passar na via dos automóveis, já que a ciclovia estava ocupada por carros. Um deles foi Lucas Silva, de 20 anos, que trabalha como entregador e teve que apelar para a pista dos veículos para conseguir transitar. “Eu acabei de passar por ali e essa faixa já não é muito adequada, tá cheia de buraco, e ainda tem um carro estacionado bem em cima. Isso aqui atrapalha, a gente tem que correr perigo e passar pelo meio da pista. Eu tô acostumado a andar de bicicleta por aqui, mas já aconteceu situação de acidente, quase o carro me bate, passou triscando”, contou o entregador.

Na avenida Visconde de Inhaúma, entre travessa Lomas Valentinas e Angustura, o estacionamento irregular já é crônico. Carros e motos continuam ocupando o canteiro central destinado a mobilidade dos pedestres. Na ocasião até um caminhão de recolhimento de entulhos estava estacionado entre o canteiro que corta o perímetro e a via de passagem dos automóveis.

Já na rua Domingos Marreiros, entre o canal da Três de Maio e 14 de Abril, as oficinas e revendedoras de automóveis utilizavam a calçada para o conserto e disposição dos veículos à venda. No mesmo perímetro, os carros particulares também estacionavam entre o passeio e uma das faixas da via de mão única. Pelo menos quatro veículos estavam estacionados em fila dupla, ocupando pelo menos uma faixa inteira da rua. Os pedestres, já acostumados, tiveram que desviar constantemente dos carros para que pudessem seguir caminho.

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