plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MISTÉRIO

Cinco cabeças humanas são achadas em praia turística do Equador

Crime bárbaro em Puerto López pode indicar disputa entre gangues na região.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cinco cabeças humanas são achadas em praia turística do Equador camera Junto aos restos mortais, os suspeitos deixaram uma mensagem escrita em uma tábua de madeira com um aviso claro de ameaça. | Reprodução

A polícia equatoriana investiga um crime em uma praia de Puerto López, destino turístico famoso pela observação de baleias. A situação macabra aconteceu em uma região dominada por gangues que cobram taxas ilegais de comerciantes e pescadores.

Investigadores da polícia equatoriana encontraram cinco cabeças humanas penduradas em postes de madeira na orla de Puerto López, província de Manabí, na manhã de domingo (11). O local fica próximo a um hotel, em uma praia que atrai turistas do mundo todo para avistar baleias.

Leia também

As cabeças foram amarradas com cordas a dois postes e expostas em plena areia, diante do mar.

Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Junto aos restos mortais, os suspeitos deixaram uma mensagem escrita em uma tábua de madeira com um aviso claro de ameaça.

Mensagem revela disputa territorial

O recado deixado pelos assassinos dizia: "O povoado é nosso. Continuem a assaltar os pescadores e a exigir comprovantes de vacinação, nós já os identificamos."

No Equador, o termo "vacinas" é usado por grupos criminosos para designar as taxas que cobram de comerciantes e moradores. Essas cobranças são feitas sob pretexto de oferecer proteção às vítimas.

Investigação em andamento

As autoridades policiais trabalham para identificar os responsáveis pelo crime e localizar os corpos completos das vítimas. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Imagens do crime se espalharam rapidamente pelas redes sociais, o que aumentou a comoção nacional e internacional com o caso.

Violência em escalada no país

O Equador enfrenta uma crise grave de segurança pública nos últimos anos. A mudança nas rotas do tráfico internacional de drogas transformou o país em um dos mais violentos da América Latina.

Os números comprovam a gravidade da situação:

  • Entre 2019 e 2024, os homicídios aumentaram 588%;
  • Puerto López registrou nove mortes em ataques armados no último fim de semana de dezembro;
  • Uma bebê estava entre as vítimas dos ataques recentes.

Região turística sob domínio do crime

Puerto López é conhecida internacionalmente como destino de ecoturismo, especialmente para a observação de baleias jubarte. No entanto, a província de Manabí se transformou em palco de constantes disputas entre gangues rivais.

As autoridades atribuem os ataques recentes a conflitos entre grupos criminosos que disputam o controle da região e das atividades ilegais, como a cobrança de taxas de proteção e o tráfico de drogas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias