plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS

Belém recebe exposição "Olho da Onda" nesta quarta

A exposição 'Olho da Onda' em Belém reúne 34 obras de alunos do curso Visualidades Amazônicas. Conheça a arte da Amazônia.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém recebe exposição "Olho da Onda" nesta quarta camera A exposição será na Casa das Onze Janelas, em Belém. | (Alex Ribeiro/Ag.Pará)

A Amazônia é fonte de inspiração para artista de muitas áreas, sendo retratada nas artes sob olhares variados. Para dar ênfase as belezas da região, um momento especial aguarda o público em Belém.

A exposição "Olho da Onda" vai reunir 34 obras, entre performances, pinturas, colagens, instalações, vídeos e fotografias dos alunos do curso Visualidades Amazônicas, da Universidade das Quebradas, edição Belém. Realizadas de junho a outubro de 2024, as aulas reuniram 40 participantes que foram convidados a refletir e a colocar em prática suas percepções sobre a produção artística contemporânea local a partir das experiências amazônicas. A partir desta quarta-feira, 16, às 17h, o público poderá ver de perto o resultado dessas incursões, na Casa das Onze Janelas.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Reafirmando a parceria de mais de uma década à frente da realização de cursos de formação cultural, Universidade das Quebradas e Instituto Odeon com a UFRJ se uniram ao Centro de Memória da Amazônia, da UFPA, para a iniciativa, que contou com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Wilson Sons - com realização via Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cultura. O apoio é da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

"Estamos muito felizes em ver a formação do primeiro grupo de alunos da Universidade das Quebradas. O projeto, que começou no Rio de Janeiro, com o curso Machado Quebradeiro, e que conta também com a edição Memória de Mulheres, em São Luís, foi desenvolvido com muito cuidado e pensado na troca de conhecimento entre os próprios alunos e os professores convidados. A iniciativa olha bastante para a linha do afeto, do reconhecimento, da integração entre as pessoas", afirma Heloisa Teixeira, coordenadora e idealizadora da Universidade das Quebradas.

"O Instituto Odeon tem muito orgulho em fazer parte desse projeto tão importante para a promoção de iniciativas artísticas em diferentes territórios, uma de nossas áreas de atuação. Temos que celebrar essa parceria e nada melhor do que poder ver de perto o resultado dessa primeira turma da Universidade das Quebradas. A parceria com esta iniciativa também reflete o nosso compromisso em descentralizar o desenvolvimento educacional na cultura e construir narrativas compartilhadas", explica Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon.

"Ao longo de cinco meses acompanhamos de perto o desenvolvimento artístico dos alunos. A cada aula foi possível ver o encantamento colocado para fora em forma de arte. Tenho certeza que dessa experiência teremos gente nova transformada pelas reflexões que foram propostas ao longo do curso num trabalho coletivo, criativo e potente", celebra Aldrin Figueiredo, coordenador do curso Visualidades Amazônicas e curador da exposição "Olho da Onda".

"A atuação da Universidade das Quebradas, que cria possibilidades para que artistas de regiões ditas periféricas desenvolvam seus talentos, ganha novas cores e olhares ao chegar a Belém. Para nós, do Instituto Cultural Vale, ser parceiro na articulação e patrocínio da primeira itinerância para a região Norte, ao lado do Instituto Odeon, reforça nossa atuação no sentido de democratizar o acesso à arte, ampliar seu alcance e fomentar oportunidades de formação e educação, especialmente na região amazônica", diz Luciana Gondim, diretora-executiva do Instituto Cultural Vale.

O curso Visualidades Amazônicas reuniu jovens artistas a partir de 16 anos com interesses e trabalhos em diferentes linguagens como pintura, escultura, cerâmica, audiovisual, arte digital, arte urbana, bordado, música, novas mídias ou quadrinhos. O projeto incentivou os participantes a pensarem sobre o lugar da Amazônia na contemporaneidade da cultura brasileira.

Serviço:

Exposição “Olho da Onda”

  • Data de abertura: 16/10/2024 – quarta-feira - a exposição fica em cartaz até 31/12/2024
  • Horário: 17h
  • Local: Casa das Onze Janelas - R. Siqueira Mendes - Cidade Velha, Belém
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias