plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

 Cooperativas do Pará expandem vendas de farinha de mandioca

Cooperativas do Pará expandem vendas de farinha, Alepa destaca avanços, e Luz para Todos leva energia a áreas remotas. Confira as novidades!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia  Cooperativas do Pará expandem vendas de farinha de mandioca camera Em dezembro, uma das maiores cooperativas renovou o selo de inspeção e lançou novos produtos alcançando mercados interestaduais | Divulgação

PRODUÇÃO

A farinha de mandioca produzida por cooperativas que têm o selo de inspeção da Adepará começa a chegar a outros Estados. A Cooperativa Agroindustrial Frutos da Amazônia (Coafra), com sede em Castanhal, realizou neste mês a primeira venda interestadual de farinha. Um total de 126 toneladas foram vendidas para quatro municípios do Mato Grosso, para aldeias indígenas em situação de vulnerabilidade social. A comercialização foi viabilizada através do Programa de Aquisição de Alimentoscamil da Conab, beneficiando 103 famílias da cooperativa.

ALEPA

A Assembleia Legislativa do Pará fecha o ano com números que atestam avanços expressivos em diversas áreas. O balanço das atividades parlamentares foi feito pelo presidente, deputado Chicão, no já tradicional encontro de fim de ano com representantes da imprensa paraense. Segundo ele, a Alepa realizou 56 sessões plenárias – 36 ordinárias, 17 extraordinárias e duas especiais. Nesse período, foram apresentados 1.029 projetos, dos quais 725 foram apreciados pelas comissões e 697 foram aprovados, com índice de produção de 85% e aproveitamento de 98,43%.

DESTAQUES

Entre os pontos de maior destaque está a aprovação do Orçamento de 2025, que prioriza investimentos em sustentabilidade, infraestrutura e desenvolvimento econômico, alinhando-se à preparação do Pará para sediar a COP30. Em razão das boas práticas adotadas pela Casa no portal da instituição e no Portal da Transparência, a Alepa conquistou o inédito Selo Ouro de Transparência Pública. No âmbito da inclusão social e dos direitos sociais, foi lançado o Código de Proteção e Defesa da Mulher Paraense.

ENERGIA

O Luz para Todos, programa do Governo Federal, em parceria com a Equatorial Pará, realizou mais de 18 mil ligações convencionais em todo o Estado em 2024, levando energia a áreas rurais e remotas que nunca tiveram acesso ao serviço. Até 2025, mais 20.843 ligações serão realizadas. Desde que assumiu a concessão do Estado, a Equatorial já fez 487.599 ligações, investindo mais de R$ 3,2 bilhões. Os três municípios que mais receberam ligações pelo programa Luz para Todos foram: Moju, com 1.791 clientes; Abaetetuba, com 1.617, e Cametá, com 1.433.

VIADUTO

O governador Helder Barbalho entrega na próxima terça-feira (24) o viaduto da BR-316 com a Alça Viária, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. O viaduto mede 720 metros de comprimento, 14 de largura e 5,5 metros de altura da pista às vigas. Um ano após a assinatura da ordem de serviço, a obra será entregue antes do prazo previsto. No total, cerca de 200 profissionais atuaram de forma direta e indireta na obra. Além do viaduto da Alça Viária, o Governo do Estado constrói outro viaduto na BR-316 com a avenida Independência.

CERTIFICAÇÃO

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), na cidade de Breves, recebe mais um reconhecimento nacional pela excelência na gestão, ao conquistar a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 2, como Acreditação Plena, superando em 80% os padrões de gestão integrada. A certificação reflete o compromisso com a eficiência e integração nos serviços prestados à população, ao garantir padrões de qualidade com cuidado centrado no paciente, eficaz e seguro. O HRPM é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará.

LINHA DIRETA

Durante a entrevista coletiva sobre as atividades da Alepa em 2024, realizada nesta sexta, 20, o presidente reeleito Chicão fez questão de celebrar todas as melhorias e reformas feitas no prédio-sede durante os últimos dois anos.

E confessou tristeza ao compartilhar uma informação: todos os banheiros do Legislativo Estadual que são abertos ao público, também inteiramente reformados, são alvos de algum tipo de furto toda semana desde que foram reabertos. Até torneiras e maçanetas já foram levadas e precisou haver reposição.

Assim como foi em 2021, no dia 1º de janeiro, além do prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), tomam posse também os 35 vereadores eleitos para a nova legislatura. Os ritos ocorrerão entre o prédio da Alepa e o Palácio Antônio Lemos.

Os parlamentares tomam posse às 15h e em seguida ocorre a eleição para mesa diretora da Câmara Municipal, composta por presidente, vice-presidentes e secretários. Igor já será empossado pelo(a) presidente(a) eleito(a) às 17h.

Na segunda-feira, 23, a Estação das Docas receberá uma visita muito especial do Papai Noel. O Bom Velhinho estará no armazém 1, para receber as crianças que forem visitá-lo e, ao mesmo tempo, convida a todos a tornar o Natal de outros pequeninos inesquecível.

Para isso, basta doar um brinquedo e, como agradecimento, o visitante ganhará uma foto impressa ao lado do Noel.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias