
Na última segunda-feira (16), a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, anunciou que o aplicativo de mensagens passará a exibir anúncios na aba “Atualizações”, onde atualmente os “Status” publicados pelos usuários são mostrados. De acordo com a empresa, o novo espaço publicitário proporcionará a possibilidade de descobrir novas empresas e iniciar o primeiro contato diretamente pelo aplicativo.
Segundo a empresa, os anúncios não aparecerão dentro das conversas pessoais nem nos grupos. Eles ficarão restritos ao espaço de Atualizações, usado por cerca de 1,5 bilhão de pessoas diariamente. A proposta, segundo o WhatsApp, é criar um ambiente para descoberta de empresas, marcas e canais patrocinados.
Outra novidade será a possibilidade de assinar canais dentro do aplicativo. A assinatura dará acesso a conteúdos exclusivos de criadores e empresas. Os canais que optarem por esse formato poderão ser promovidos dentro da plataforma, aparecendo com o selo de “patrocinado”.
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Além disso, o WhatsApp incluirá um novo recurso chamado "canais promovidos", que facilitará a descoberta de conteúdos com base nos interesses dos usuários.
Privacidade
O WhatsApp afirma que todas as novidades foram desenvolvidas com foco na proteção de dados pessoais. Segundo a empresa, as mensagens privadas, chamadas e atualizações de Status continuarão protegidas com a criptografia de ponta a ponta.
Para a exibição de anúncios e conteúdos patrocinados, o aplicativo utilizará apenas informações limitadas, como localização aproximada (país ou cidade), idioma de uso, canais seguidos e histórico de interações com conteúdos publicitários.
Usuários que vincularam o WhatsApp à central de contas da Meta, que também administra Facebook e Instagram, poderão ter seus dados de preferências publicitárias integrados entre as plataformas.
A empresa garante que o número de telefone dos usuários não será vendido ou compartilhado com anunciantes. Também afirma que as conversas e os grupos privados continuarão fora do alcance das estratégias de publicidade.
Quando começa?
A implementação será feita de forma gradual e, por enquanto, a empresa não divulgou uma data oficial para o início da exibição dos anúncios.
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