plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
FEMINICÍDIO

Homem confessa ter matado companheira em vídeo enviado à mãe

Ela tinha medida protetiva de urgência, mas decidiu dar “uma nova chance” para o marido e acabou pagando com a vida

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Homem confessa ter matado companheira em vídeo enviado à mãe camera Rafaela Cristina Barroso foi morta a facadas | Reprodução

O Brasil registrou 699 casos de feminicídio no primeiro semestre deste ano. Com média de quatro mulheres mortas por dia, o país chega a um recorde desde 2019, quando houve 631 casos entre janeiro e junho daquele ano. É o que mostram dados publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

João Vitor Alcântara, de 22 anos, gravou um vídeo com o celular e o enviou à mãe admitindo que havia acabado de matar a companheira, Rafaela Cristina Barroso da Silva, de 25 anos, após uma discussão em casa, em Santa Bárbara D’Oeste, no interior paulista. O crime ocorreu entre o fim da noite de domingo e início da madrugada da última segunda-feira (23).

“Mãe, eu matei a Rafaela, ela me tirou do sério, não é de hoje, é de sempre”, afirmou Alcântara no registro, enquanto é possível ver os pés da vítima, caída no chão, ensanguentada. “Tô indo embora, eu amo vocês, cuida da minha filha, fica com Deus, tchau mãe, eu amo vocês, eu amo todo mundo”, afirma o suspeito antes de interromper o vídeo, no qual é possível ouvir sons de uma criança ao fundo.

Ele usou o carro de Rafaela, para fugir da casa onde teria esfaqueado a vítima ao menos sete vezes, atingindo-a no tórax, cabeça e braços, de acordo com a Polícia Civil. Ambos estavam juntos há cerca de um ano e meio.

O veículo foi encontrado a cerca de três quilômetros de distância, batido em uma árvore. Dentro do carro, que estava com a porta do motorista aberta, a polícia encontrou a possível faca usada no feminicídio (quando uma vítima é morta por ser mulher), além do documento de identidade de Alcântara, que estava foragido.

Rafaela chegou a ser encaminhada ao pronto-socorro, onde não resistiu aos ferimentos. Ela deixa cinco filhos, incluindo uma menina de 10 meses que teve com o suspeito.

Rafaela Cristina Barroso da Silva deixa cinco filhos órfãos
📷 Rafaela Cristina Barroso da Silva deixa cinco filhos órfãos |Reprodução

Veja também:

Menina de 5 anos morre após levar soco do próprio pai

Enfermeira é assassinada a facadas por garota de 16 anos

“Relacionamento conturbado”

Durante o registro do boletim de ocorrência, o irmão de Rafaela, Cleiton Gonçalves de Souza, de 34 anos, foi à delegacia do interior paulista, onde afirmou que a irmã e o suspeito mantinham um relacionamento “conturbado” há cerca de um ano e meio.

Em agosto do ano passado, acrescentou o parente, Rafaela foi vítima de lesão corporal e ameaça por parte de Alcântara, preso em flagrante. Contra ele foi expedida, na ocasião, uma medida protetiva de urgência.

A vítima, no entanto, ainda de acordo com seu irmão decidiu dar “uma nova chance” para Alcântara, com o qual reatou o relacionamento, “sempre conturbado devido a ciúmes excessivo por parte de João Vitor”, diz trecho do relato do familiar de Rafaela.

João Vitor Alcântara gravou vídeo e enviou à mãe após supostamente matar a companheira de 25 anos de idade
📷 João Vitor Alcântara gravou vídeo e enviou à mãe após supostamente matar a companheira de 25 anos de idade |Reprodução

A Secretaria da Segurança pública (SSP) e São Paulo afirmou que o caso foi registrado como feminicídio e encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher da cidade do interior, que investiga o crime.

O veículo e a faca encontrados foram apreendidos e serão periciados.

“Diligências seguem em andamento para localização do autor e esclarecimento dos fatos”, diz trecho de nota da pasta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

    Últimas Notícias