
A infecção grave e silenciosa de um dente trincado quase custou a vida do britânico Graham Bell, de 61 anos. Ele começou a se sentir mal pouco antes de embarcar para uma viagem de férias em família e acabou passando por duas cirurgias cerebrais de emergência. A causa: um abscesso cerebral raro e perigoso, capaz de comprometer rapidamente as funções neurológicas.
Início dos sintomas e corrida contra o tempo
A rotina de Graham e sua esposa, Sue, mudou drasticamente quando se preparavam para uma viagem ao País de Gales. Enquanto arrumavam o carro, Sue notou que o rosto de Graham estava caído de um lado. Ele se queixava de uma dor de cabeça intensa e persistente.
Preocupada, a esposa o levou imediatamente ao hospital, onde ele foi avaliado para um possível acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, os exames descartaram a hipótese, e o quadro de Graham continuou sem um diagnóstico claro por alguns dias.
Veja também:
- Veja como escolher presentes para o papai que economizam energia!
- Homem é preso após agredir mulher com garrafa e estilhaços
- iFood anuncia criação de 1.100 vagas no Brasil até 2026, veja!
A reviravolta veio quando os médicos identificaram uma massa em seu cérebro. O diagnóstico foi um abscesso cerebral, uma infecção bacteriana grave. Ele foi rapidamente transferido para o Walton Centre, um hospital especializado em neurociências, onde passou por uma cirurgia de emergência.
"Era muita informação para assimilar em pouco tempo. Eu tinha a família por perto, mas estávamos todos um pouco em choque. Descobrir o que estava acontecendo rapidamente foi fundamental para todos nós", relatou Graham em um comunicado divulgado pelo hospital.
Complicações e nova cirurgia
A primeira cirurgia, para drenar o abscesso de 3 centímetros, foi bem-sucedida, e Graham apresentou melhora inicial. Contudo, seu estado de saúde piorou novamente poucos dias depois. Ele desenvolveu sepse, uma resposta inflamatória grave do corpo à infecção.
Durante a nova internação, a origem do problema foi finalmente descoberta: um dente trincado, que Graham nem sequer sabia que estava infeccionado. "Foi bizarro porque eu não sentia dor ou inchaço na boca para me dizer que havia algo errado", relembrou ele. A infecção silenciosa se espalhou pelo corpo e chegou ao cérebro.
Para combater a sepse, Graham precisou de uma segunda cirurgia e um intenso tratamento com antibióticos por seis semanas. O tratamento surtiu efeito e ele sobreviveu, mas as sequelas não puderam ser evitadas.
Recuperação e mobilização da família
"Ele ainda tem problemas de comunicação e movimentação, mas estamos seguindo a terapia e a caminho de voltar o mais próximo possível da normalidade", contou Sue, emocionada. A última avaliação, realizada em julho, mostrou que Graham está melhorando.
Em apoio ao hospital que salvou a vida do pai, os filhos, Rob e Aimee, organizaram uma caminhada patrocinada para arrecadar fundos. A ação levantou mais de 3,2 mil libras, o equivalente a mais de R$ 23 mil.
Principais sintomas do abscesso cerebral:
- Dor de cabeça persistente e intensa
- Febre
- Náuseas e vômitos
- Confusão mental
- Fraqueza em um lado do corpo
- Dificuldade para andar ou falar
- Convulsões
- Sonolência ou rebaixamento do nível de consciência
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar