plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
INTERNACIONAL

Donald Trump ameaça taxar países alinhados ao Brics

Em publicação nas redes, presidente dos EUA critica grupo liderado por Brasil, China e Rússia e diz que não haverá exceções às tarifas extras de 10%.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Donald Trump ameaça taxar países alinhados ao Brics camera A medida, segundo ele, busca combater políticas que considera "antiamericanas". | Reprodução

Em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua conta na rede Truth Social para ameaçar com tarifas extras de 10% produtos de países que se alinhem ao grupo. A medida, segundo ele, busca combater políticas que considera "antiamericanas".

"Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão", publicou Trump, no último domingo (6).

Postagem feita em seu perfil oficial na rede social Truth Social.
📷 Postagem feita em seu perfil oficial na rede social Truth Social. |Imagem: Postagem de Trump/Captura de tela

A declaração ocorre dias após os líderes do Brics — bloco formado por 11 países, entre eles Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — divulgarem um comunicado conjunto em defesa de um sistema multilateral de comércio justo e transparente. O texto, divulgado no encerramento da cúpula, condena medidas protecionistas no comércio global e defende papel central da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Veja também:

"Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual, com a OMC em seu núcleo, com tratamento especial e diferenciado (TED) para seus membros em desenvolvimento", afirma o documento oficial do grupo.

Trump, que assumiu a presidência dos EUA em janeiro deste ano, retomou práticas de sua gestão anterior ao anunciar elevações tarifárias sobre importações. A postura gerou reações imediatas de líderes internacionais e reacendeu tensões comerciais.

Além dos cinco membros fundadores, o Brics hoje conta com Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Egito e Etiópia. Outros dez países atuam como parceiros estratégicos do bloco, como Cuba, Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

A postura do governo norte-americano promete tensionar ainda mais o cenário geopolítico e poderá ter impactos significativos em acordos comerciais e diplomáticos nos próximos meses.

Fonte: Agência Brasil

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias