plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SUCESSÃO NO VATICANO

Teremos um papa brasileiro? Veja quem são os elegíveis

Com a expectativa crescente em torno do próximo papa discussões em torno da decisão reacendem debate sobre representatividade na liderança da Igreja.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Teremos um papa brasileiro? Veja quem são os elegíveis camera O conclave, cerimônia de votação que elege o novo papa, deve acontecer entres os próximos 15 a 20 dias. | Reprodução

Com a morte de papa Francisco, aos 88 anos, a Igreja Católica inicia os preparativos para um novo conclave, que deve ocorrer entre 15 e 20 dias após o falecimento. A expectativa gira em torno dos cardeais com direito a voto, até 120 ao todo, que serão reunidos em sigilo na Capela Sistina, no Vaticano, para escolher o próximo líder da Igreja. O escolhido precisará receber pelo menos dois terços dos votos.

Entre os elegíveis, o Brasil aparece com força. O país conta com oito cardeais relevantes, sendo sete com direito a voto, o que reacende a possibilidade histórica de um pontífice brasileiro. Com o maior número de católicos do mundo, o Brasil nunca teve um papa, mas agora tem nomes reconhecidos internacionalmente por suas trajetórias e atuações pastorais e políticas.

Confira quem são os oito cardeais brasileiros:

  • Dom Jaime Spengler – Atual arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, tem 64 anos e foi nomeado cardeal por Francisco em 2023.
  • Dom João Braz de Aviz – Aos 77 anos, é veterano da Cúria Romana e já participou do conclave de 2013. Foi prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada.
  • Dom Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo de Manaus e primeiro cardeal da Amazônia, aos 74 anos, defende os povos originários e a preservação da floresta.
  • Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo, tem 75 anos e é um dos nomes mais influentes da Igreja na América Latina. Já foi cogitado como sucessor papal em 2013.
  • Dom Orani João Tempesta – Aos 74 anos, o arcebispo do Rio de Janeiro é lembrado por receber Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
  • Dom Paulo Cezar Costa – Com 57 anos, é o mais jovem entre os cardeais brasileiros com direito a voto. Arcebispo de Brasília, é considerado um nome técnico e moderno.
  • Dom Raymundo Damasceno Assis – Arcebispo emérito de Aparecida, tem 88 anos e, embora não possa votar, ainda pode ser eleito. Participou do conclave que escolheu Francisco.
  • Dom Sérgio da Rocha – Aos 65 anos, é arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Com perfil discreto e articulado, foi nomeado cardeal em 2016.

Veja também:

Processo de votação

Durante o conclave, três cardeais são designados como escrutinadores da votação e outros três como revisores. Após cada rodada de votos, os papéis são queimados: fumaça preta indica que não houve consenso, enquanto a fumaça branca anuncia ao mundo a eleição do novo papa.

A escolha do novo pontífice é um momento de intensa expectativa global. Caso um brasileiro seja eleito, será um marco histórico — tanto para o país quanto para a Igreja Católica, que pode ganhar um líder com raízes no maior país católico do mundo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias