
O período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025 começa na próxima segunda-feira (14) e se estende até às 23h59 do dia 18 de julho. O edital com as regras foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (9).
O Fies oferece financiamento para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2001, o programa tem como foco ampliar o acesso ao ensino superior.
Neste semestre, serão disponibilizadas 44.867 vagas em todo o país. No total, o MEC ofertou 112.168 vagas ao longo do ano, considerando as oportunidades do primeiro semestre.
Veja também:
- Veja se você tem direito ao abono salarial PIS/PASEP 2025
- Banco do Brasil prepara concurso para escriturário
- Cientistas descobrem larvas que podem comer plástico, veja!
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior: acessounico.mec.gov.br
Quem pode se inscrever
Para participar do processo seletivo do Fies, o candidato deve:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010;
- Ter obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação;
- Ter renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025).
Fies Social
Lançado em 2024, o Fies Social reserva 50% das vagas do programa para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Para concorrer, é necessário:
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
- Ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025).
A modalidade garante financiamento de até 100% dos encargos educacionais e reserva cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Classificação e resultado
A seleção será feita com base na ordem decrescente das notas obtidas no Enem, levando em conta o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
A ordem de prioridade de classificação seguirá os seguintes critérios:
- Candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies;
- Candidatos que já foram beneficiados pelo Fies, mas não quitaram o financiamento;
- Quem concluiu o ensino superior sem o Fies;
- Quem concluiu o ensino superior com financiamento já quitado.
A divulgação dos pré-selecionados na chamada única será feita no dia 29 de julho. Os candidatos não selecionados nesta etapa entrarão automaticamente na lista de espera, com chamadas previstas entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro.
Fonte: Agência Brasil
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar