
Trabalhadores com carteira assinada nascidos em setembro e outubro começam a receber, a partir da próxima terça-feira (15), o abono salarial PIS/PASEP referente ao ano-base de 2023. O pagamento segue o calendário oficial do benefício e pode chegar ao valor máximo de R$ 1.518, equivalente ao salário mínimo atual.
O abono é destinado a profissionais que, em 2023, trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias e receberam, em média, até dois salários mínimos mensais. Também é necessário estar inscrito no PIS/PASEP ou no CNIS há, no mínimo, cinco anos e ter os dados corretamente informados pelo empregador na RAIS ou no eSocial.
O valor do benefício é proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base. Quem trabalhou os 12 meses de 2023, por exemplo, receberá o valor integral. Já quem trabalhou apenas um mês, terá direito a R$ 126,50. A tabela varia conforme o tempo de serviço no período.
Veja também:
- Traficante é preso, ameaça PM’s e chuta viatura durante ação
- Número de brasileiros traficados para atuar em bets preocupa
- Cientistas descobrem novos efeitos colaterais do Ozempic. Veja
Confira o calendário de pagamentos do PIS/PASEP 2025:
Mês de nascimento e data de pagamento
- Janeiro - 17 de fevereiro
- Fevereiro - 17 de março
- Março e Abril - 15 de abril
- Maio e Junho - 15 de maio
- Julho e Agosto - 16 de junho
- Setembro e Outubro - 15 de julho
- Novembro e Dezembro - 15 de agosto
O próximo grupo a receber será o dos nascidos em novembro e dezembro, com pagamentos a partir de 15 de agosto.
Como consultar?
A consulta pode ser feita diretamente pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. No menu “Benefícios”, selecione a opção “Abono Salarial” para verificar se tem direito, qual o valor e qual o banco responsável pelo pagamento.
O abono é um direito garantido por lei e tem como objetivo complementar a renda de trabalhadores formais de baixa renda. Em caso de dúvidas, o cidadão pode buscar atendimento nas agências da Caixa Econômica Federal (PIS) ou do Banco do Brasil (PASEP), conforme o vínculo empregatício.
Com Diário do Pará
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar