
Quem deseja obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve se apressar. As inscrições para a edição de 2025 seguem até esta sexta-feira, 2 de maio, exclusivamente pelo site do exame. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular.
O Encceja é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). As provas acontecerão no dia 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. A aplicação será dividida em dois turnos: quatro horas pela manhã e cinco horas à tarde.
Para participar, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para fazer o exame do ensino fundamental, e 18 anos para o ensino médio. Não é preciso ter certificado de uma etapa anterior para prestar o exame de nível mais avançado.
Veja também:
- PRF alerta para golpe com site falso de concurso público
- Enem 2025: MEC prorroga prazo de isenção até 2 de maio
- Pesquisa aponta as carreiras com os melhores salários
Também até sexta-feira (2), os interessados podem solicitar atendimento especializado, com a devida comprovação por laudo. A edição deste ano amplia o suporte a participantes com diabetes, gestantes, lactantes, idosos, pessoas em classe hospitalar e outras condições previstas no edital. O resultado da análise dos documentos será divulgado em 12 de maio, no site do Encceja.
A opção de usar nome social também está disponível no momento da inscrição, para pessoas já registradas com esse nome na Receita Federal.
Embora o Inep seja responsável pela aplicação da prova, a certificação é feita pelas secretarias estaduais de Educação e pelos institutos federais que aderiram ao Encceja. O exame também serve como instrumento para avaliar a qualidade da educação ofertada a jovens e adultos no Brasil.
Mais informações podem ser consultadas no site oficial: www.gov.br/inep.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar