plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESTRESSE: O 4º LUGAR É NOSSO!

Brasil é 4º país mais estressado, segundo pesquisa

A pesquisa entrevistou 23.667 pessoas de 33 países, realizada entre 26 de julho e 9 de agosto deste ano.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Brasil é 4º país mais estressado, segundo pesquisa camera O objetivo do questionário foi entender como o estresse influencia na rotina das populações. | Reprodução

De acordo com o relatório global World Mental Health Day 2024, o Brasil ocupa a quarta posição entre os países mais estressados do mundo, ficando atrás apenas da Suécia, Turquia e Polônia. A pesquisa foi divulgada na última quinta-feira (10) e considerou as respostas de 23.667 pessoas em 33 países, coletadas entre 26 de julho e 9 de agosto de 2024. O objetivo do questionário foi entender os impactos do estresse na saúde mental das populações.

Os resultados revelaram que 42% dos participantes relataram ter enfrentado mais de um pico de estresse que afetou sua rotina de trabalho no último ano.
📷 Os resultados revelaram que 42% dos participantes relataram ter enfrentado mais de um pico de estresse que afetou sua rotina de trabalho no último ano. |Reprodução

No Brasil, aproximadamente 1,5 mil pessoas, com idades entre 16 e 74 anos, foram entrevistadas, sendo a maioria residentes em áreas urbanas e com um nível de educação mais elevado. Os resultados revelaram que 42% dos participantes relataram ter enfrentado mais de um pico de estresse que afetou sua rotina de trabalho no último ano. Além disso, 32% afirmaram ter vivenciado pelo menos uma situação de estresse nesse mesmo período, enquanto apenas 26% disseram não ter passado por nenhum pico de estresse.

Veja também:

Estresse incapacitante

Cerca de 30% dos brasileiros afirmaram ter experimentado ao menos um pico de estresse que os deixou incapazes de lidar com a situação, e 41% relataram ter enfrentado essa sensação mais de uma vez. Quando questionados sobre terem se sentido “deprimidos a ponto de se sentirem tristes ou sem esperança quase todos os dias por algumas semanas”, 29% dos entrevistados disseram ter vivenciado essa situação uma vez, e 32% mais de uma vez. A média global para essas afirmações foi de 26%.

Saúde mental e física

Em relação à importância da saúde mental e física, 75% dos brasileiros afirmaram dar a mesma relevância a ambas. Para 17% dos entrevistados, a saúde mental é prioritária, enquanto apenas 5% indicaram a saúde física como mais importante.

Em relação à importância da saúde mental e física, 75% dos brasileiros afirmaram dar a mesma relevância a ambas.
📷 Em relação à importância da saúde mental e física, 75% dos brasileiros afirmaram dar a mesma relevância a ambas. |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias