plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CLIMA

A Primavera vai trazer as chuvas para a região Norte? Veja!

Com o início oficial da primavera neste domingo (22), a estação promete trazer ao país algum alívio com temperaturas amenas, chuvas e aumento da umidade do ar.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia A Primavera vai trazer as chuvas para a região Norte? Veja! camera De acordo com análise do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve voltar a cair na região central do Brasil só a partir de outubro | Vinícius Schmidt /Metrópoles @vinicius.foto

A primavera é uma estação do ano. Essa estação é caracterizada por apresentar dias com temperaturas amenas, além disso, em algumas regiões, também ocorre a floração de diversas plantas. A primavera inicia-se logo após o inverno e encerra-se dando início à estação do verão.

A primavera é conhecida como a estação das flores, no entanto, essa é uma característica da primavera apenas em algumas regiões do planeta. No Brasil, as estações do ano não são bem definidas e o período de floração das plantas ocorre em épocas distintas, não apenas na primavera, variando de acordo com as espécies. No Cerrado, por exemplo, os ipês florescem no inverno, trazendo um colorido especial à paisagem seca.

Com o início oficial da primavera neste domingo (22), a estação promete trazer ao país algum alívio com temperaturas amenas, chuvas e aumento da umidade do ar, já que é um período de transição entre estações secas e chuvosas na região central do Brasil. A primavera vai até 21 de dezembro, quando chega o verão.

Veja também:

De acordo com análise do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve voltar a cair na região central do Brasil só a partir de outubro. Porém, o esperado é que o volume e a quantidade de água permaneçam abaixo da média histórica desse mês, na maior parte do território brasileiro.

No Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas, sudeste da Bahia e no sul do Rio Grande do Sul as chuvas podem voltar com algum nível de intensidade.

Durante a estação, é previsto que o sul do Amazonas, uma das áreas que é foco de incêndios, ainda sofra com a seca, incidência de queimadas e incêndios florestais
📷 Durante a estação, é previsto que o sul do Amazonas, uma das áreas que é foco de incêndios, ainda sofra com a seca, incidência de queimadas e incêndios florestais |Victor Moriyama/Getty Images

Ainda segundo o Inmet, deve acontecer o retorno gradual das chuvas em estados do Centro-Oeste como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Apesar disso, o volume de chuvas no Centro-Oeste, no Sudeste e em parte do Sul depende da umidade vinda da Amazônia, que sofre com uma seca extrema e prolongada.

Durante a estação, é previsto que o sul do Amazonas, uma das áreas que é foco de incêndios, ainda sofra com a seca, incidência de queimadas e incêndios florestais, pelo menos, até outubro.

La Niña

O fenômeno La Niña consiste no resfriamento natural das águas do oceano Pacífico e tem 71% de chance de ocorrer entre setembro e novembro de 2024 e deve retornar entre janeiro e março de 2025, segundo o Centro de Previsão Climática NCEP/NWS.

Como consequência do La Niña na primavera, tradicionalmente é prevista uma redução das chuvas na região Sul do país e um aumento das águas nas regiões Norte e Nordeste.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias