O ciclismo, que vem crescendo continuamente, é uma boa opção para quem pretende deixar o sedentarismo de lado. Pois, além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, ele auxilia em vários fatores que ajudam a manter o corpo saudável.
O esporte tem crescido em Marabá, no sudeste do estado, e cada vez mais vem ganhando adeptos. Na manhã deste sábado (11), dezenas de ciclistas participaram do “Dia do Ciclista na ciclofaixa”.
A ação consistiu em um passeio com trajeto de 10 km e uma blitz educativa para conscientização sobre o uso da ciclofaixa na cidade. A concentração ocorreu em frente a uma loja de departamentos próximo ao aeroporto, no núcleo Cidade Nova.
Thyago Ferraz, coordenador na Semel e ciclista em Marabá, enfatiza que a iniciativa da Secretaria de Esportes do município e do grupo de ciclistas visa a conscientização dos condutores de veículos quanto ao uso dessa conquista que foi a implantação dos 20 km de ciclofaixa na cidade.
“O evento vem para trazer um pouco mais de consciência do motorista e do motociclista quanto ao uso da ciclofaixa. Então estão participando crianças, mulheres e homens, aqueles que gostam de pedalar que curtem a vida sobre duas rodas e querem trazer um pouco mais dessa consciência, do quanto pedalar é legal.”, enfatiza o coordenador.
Rogério da Silva, coordenador da Educação para o Trânsito do DMTU, ressalta que o órgão de trânsito já vem alertando os condutores de veículos quanto ao respeito às leis de trânsito e que o passeio ciclístico faz parte da campanha educativa para o respeito a ciclofaixa na cidade.
“A ação acontece no sentido de valorizar, incentivar a prática esportiva, o uso da ciclofaixa. Aproveitamos a oportunidade para pedir aos condutores que tenham aquela atenção, cuidado com os ciclistas, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Então, reduzir a velocidade ao se aproximar do ciclista, manter a distância de 1,5 m, dar mais segurança a ele” pontua o coordenador.
A triatleta Natália Pirovano, utiliza a ciclofaixa com frequência e faz questão de participar do evento. “A gente que já pedala há um certo tempo aqui, lembra que na rodovia só tinha um acostamento. Ter a sinalização da ciclofaixa, um ambiente exclusivo para gente foi muito bom e agora esperamos a conscientização da população pra respeitar nosso espaço”, comenta.
A programação contou ainda com palestras e adesivaço no semáforo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar