plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
DIA DO SURDO

Veja como a Libras tem transformado vidas no sul do Pará!

Na última quinta-feira, o Campus VII da Universidade do Estado do Para (UEPA), em Conceição do Araguaia, foi sede do Seminário de Língua de Sinais, Identidade e Cultura Surda

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Veja como a Libras tem transformado vidas no sul do Pará! camera O evento aconteceu na Sala de Reuniões do Campus e reuniu um bom público, inclusive uma parcela da comunidade do município e região para celebrar a data. | ( Reprodução/ Redes Sociais )

O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Na noite de quinta-feira, 26, o Campus VII da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Conceição do Araguaia, sediou o Seminário de Língua de Sinais, Identidade e Cultura Surda. O evento aconteceu na Sala de Reuniões do Campus e reuniu um bom público, inclusive uma parcela da comunidade do município e região para celebrar a data. O evento foi organizado pelos acadêmicos do 3º ano de Pedagogia, que estão cursando a disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O evento contou com uma palestra que abordou a trajetória histórica da educação de surdos no Brasil, destacando os desafios enfrentados e as conquistas obtidas ao longo dos anos. Essa data é de extrema relevância, pois reforça a importância da luta pelos direitos e pela inclusão da comunidade surda.

Veja também:

Durante o seminário, os acadêmicos de Pedagogia fizeram uma belíssima apresentação de um coral em Libras, enchendo o ambiente de emoção. Também houve um momento especial em que alguns dos alunos foram agraciados com seus sinais em Libras, fortalecendo ainda mais o vínculo com essa cultura tão rica e importante. Durante o evento a escritora surda Thayna Milena falou sobre o lançamento do seu livro de contos, intitulado: “Procura-se”.

Veja como a Libras tem transformado vidas no sul do Pará!
📷 |( Reprodução/ Redes Sociais )

“Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso deste evento tão significativo. Seguimos juntos na luta por uma educação cada vez mais inclusiva”, disse palestrante Leandro Ferreira, pedagogo, doutor em Educação e tradutor-intérprete de Libras.

Importância:

O principal objetivo dessas datas comemorativas é propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. No Brasil, a Lei nº 10.436/2.002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público.

Dados:

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, no Brasil, cerca de 9,7 milhões de pessoas são surdas ou possuem algum tipo de deficiência auditiva. No estado do Pará, de acordo com o levantamento, 369.073 mil pessoas, o que corresponde a 4,8% da população paraense, é surda ou tem deficiência auditiva.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias