plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA E INVESTIGAÇÃO

PF consegue extrair dados até de celulares desligados, veja

Tecnologia extrai dados integrais de aparelhos desligados e gera apreensão em Brasília após apreensões de dispositivos de empresários e políticos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia PF consegue extrair dados até de celulares desligados, veja camera Exemplo de bolsa com tecnologia de isolamento (Gaiola de Faraday) utilizada para proteger dispositivos apreendidos de comandos remotos. | Imagem gerada por IA/Gemini

A Polícia Federal consolidou o uso de uma tecnologia avançada capaz de acessar o conteúdo integral de celulares apreendidos, mesmo que os aparelhos estejam desligados ou protegidos por senhas complexas.

A informação, revelada nesta sexta-feira (16) pela jornalista Julia Duailibi, ajuda a contextualizar o clima de tensão que atinge os círculos políticos e empresariais de Brasília após operações recentes.

Diferente de métodos convencionais de desbloqueio, a perícia da PF realiza a extração de dados sem que o dispositivo se conecte a redes Wi-Fi ou móveis.

Veja também:

Para garantir a integridade das provas, os agentes utilizam o princípio físico da Gaiola de Faraday — estruturas metálicas ou bolsas especiais que bloqueiam qualquer sinal eletromagnético. O isolamento impede que investigados apaguem dados remotamente assim que o aparelho é ligado.

Diferente de métodos convencionais de desbloqueio, a perícia da PF realiza a extração de dados sem que o dispositivo se conecte a redes Wi-Fi ou móveis.
📷 Diferente de métodos convencionais de desbloqueio, a perícia da PF realiza a extração de dados sem que o dispositivo se conecte a redes Wi-Fi ou móveis. |Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

De acordo com a apuração, a ferramenta não permite uma seleção prévia: ou os dados são extraídos em sua totalidade ou o acesso é bloqueado.

Na prática, isso significa que conversas, fotos e e-mails são copiados integralmente para análise posterior, independentemente de terem relação direta com o objeto inicial do inquérito.

Essa "devassa digital" é o principal motivo do pânico nos bastidores da capital. Atualmente, a Justiça detém aparelhos de figuras com alto trânsito em Brasília, como os investidores Daniel Vorcaro e Nelson Tanure. A exposição de históricos digitais completos coloca em risco segredos que vão muito além das investigações em curso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Entretenimento

    Leia mais notícias de Entretenimento. Clique aqui!

    Últimas Notícias