
O Google anunciou, durante seu evento anual I/O, uma atualização que deve tornar as respostas inteligentes do Gmail mais precisas e contextualizadas. A partir de julho, o recurso passará a utilizar a inteligência artificial do Gemini para analisar não apenas a conversa em andamento, mas também mensagens antigas e documentos do Google Drive, gerando sugestões mais personalizadas.
A nova funcionalidade utiliza o Gemini, assistente com inteligência artificial da empresa utiliza o Gemini, assistente com inteligência artificial da empresa, para entender melhor o contexto da mensagem e até o tom da conversa em comunicações profissionais ou em trocas informais, adaptando-se ao estilo de comunicação de cada usuário.
Veja também:
- Após abraçar artista, Roberto Carlos passou 2h tomando banho
- Corrimento vaginal: quando é normal e quando é um alerta
- Celulares android vão começar a reiniciar sozinhos, veja!
Gmail gera respostas mais longas e com mais contexto
A nova versão do recurso amplia uma melhoria lançada no ano passado, quando o Google passou a permitir respostas inteligentes mais extensas, superando os tradicionais “Pode ser!” ou “Ok!”.
No entanto, até então, o conteúdo analisado era restrito à conversa em exibição.
Agora, a IA poderá vasculhar documentos e e-mails relacionados para formular sugestões mais precisas.

Segundo Blake Barnes, vice-presidente de produto do Google Workspace, o objetivo é que o Gemini consiga “entender a situação que você precisa responder” e realizar o trabalho de “vasculhar outros arquivos” ou reler longas conversas, economizando tempo e esforço.
Disponibilidade e planos
O recurso chegará primeiro em inglês, para web e apps, como Android e iOS. A fase de testes (alpha) começa em julho dentro do Google Labs, com previsão de liberação geral no terceiro trimestre de 2025. A versão final está prevista para o terceiro trimestre de 2025.
O recurso estará disponível apenas para assinantes dos planos pagos do Google Workspace e do Google One AI Premium. A Google não descarta a possibilidade de que a função chegue futuramente aos usuários gratuitos.
Apesar de a empresa não divulgar números de adesão, Barnes afirma que “muita gente já usa” o recurso de respostas inteligentes. Ainda assim, o executivo recomenda atenção: como toda resposta gerada por IA, há o risco de erros, e é importante revisar o conteúdo antes de enviar mensagens importantes.
Gemini também ajudará na organização da caixa de entrada
Além das respostas automáticas, o Gmail vai receber outras funções baseadas no Gemini. Uma delas é o “inbox cleanup”, que permite pedir à IA que delete automaticamente mensagens não lidas de um determinado remetente. Outra função prevista para o terceiro trimestre é a sugestão de horários de reunião com base na agenda do usuário.
Outras ferramentas anunciadas durante o I/O incluem tradução de voz no Google Meet, avatares com IA no Google Vids, e suporte para o Gemini buscar informações em documentos vinculados ao Google Docs ao oferecer sugestões de escrita.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar