A internet estava engatinhando nos anos 90 e até o final daquela década não havia ainda os “motores de busca”. O Yahoo Cadê? foi a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores, fundada em meados de setembro de 1995 por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira. Além de páginas na web, o buscador também localizava imagens, vídeos, notícias e produtos em um shopping virtual, além de fornecer um serviço próprio de correio eletrônico. Foi comprado pela Yahoo! Brasil e sendo gradativamente incorporado ao seu serviço de busca preexistente.
Mas em 1999, os estudantes americanos Larry Page e Sergey Brin criaram um “buscador” diferente, mais rápido e completo. Depois de muitas rodadas de negociação em 19 de agosto de 2004, nascia finalmente o então novo buscador “Google”, que reinou até agora. (Depois o Google virou a empresa gigantesca que nós conhecemos, desenvolvendo desde celulares até robôs).
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Mas agora o jogo está virando. De acordo com informações da Reuters, a OpenAI pode estar se preparando para anunciar, nesta segunda-feira (13), um novo produto de busca baseado em inteligência artificial (IA) que virá como forte concorrente do Google. Embora a startup dona do ChatGPT não tenha confirmado o lançamento, rumores apontam que a possível data é estratégica, visto que o I/O do Google 2024, conferência anual que deve trazer novidades da big tech, ocorre na terça-feira (14).
Confira aqui a matéria divulgada pela Reuter nos Estados Unidos confirmando o provável anúncio.
- O rumor sobre um novo produto da OpenAI para competir com o Google remonta à semana passada;
- Tudo começou com um usuário do Reddit que percebeu a criação de certificados SSL para o domínio search.chatgpt.com;
- Também foi encontrado um tweet de um apresentador de podcast de IA lendo o nome do possível site de pesquisa;
- Outra razão que aumenta essas especulações é que o subdomínio do ChatGPT mencionado acima exibe uma mensagem enigmática de “Não encontrado”, ao invés de vez de gerar o comum erro 404 para uma página não existente;
- Não há detalhes sobre o suposto lançamento, e nenhuma confirmação oficial da OpenAI. Questionada pela Reuters, a empresa se recusou a comentar.
A expectativa é que o produto de busca da OpenAI seja uma extensão de seu carro-chefe, o ChatGPT. Ele permitirá que o bot extraia informações diretas da internet e inclua citações, conforme relatado inicialmente pela Bloomberg.
Embora o ChatGPT ainda tenha dificuldades em fornecer informações precisas, analistas apontam que usuários de todo o mundo já o consideram uma alternativa para coletar informações on-line, e com linguagem natural, facilitando a compreensão.
Um buscador da OpenAI usando a tecnologia de IA do ChatGPT também parece ser benéfico à Microsoft, uma vez que a empresa, maior investidora e parceira da OpenAI, até agora não conseguiu desafiar significativamente o domínio de pesquisa do Google através do seu buscador próprio, o Bing.
Pressionada a expandir sua base de usuários, uma análise da Similarweb mostrou que as medidas e atualizações que a OpenAI vem implementando impulsiona a companhia, que já está conseguindo retornar ao pico de tráfego mundial de maio de 2023.
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