plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE PÚBLICO

Justiça determina que empresa de ônibus volte a rodar em Tucuruí

Contratação de novas empresas de transporte público em Tucuruí foi antecipado porque empresa que atuava na cidade havia paralisado as atividades. Entenda!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Justiça determina que empresa de ônibus volte a rodar em Tucuruí camera Diante do impasse, Justiça determinou que empresa de ônibus voltasse a rodar em Tucurí nesta segunda-feira (3) | Reprodução

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) determinou o retorno imediato do transporte coletivo urbano em Tucuruí nesta segunda-feira (3), suspendendo os efeitos do auto de infração que havia levado à paralisação das atividades da Viação Tucuruí Ltda., concessionária responsável pelo serviço no município.

A situação ficou complicada porque novas empresas foram contratadas para assumir o transporte coletivo em Tucuruí, porque a empresa que fazia o serviço não estava mais atendendo a população. Entretanto a empresa diz que o problema não seria esse e sim que a prefeitura havia solicitado a paralisação dos serviços.

A decisão liminar, assinada pelo desembargador José Torquato Araújo de Alencar, relator do agravo de instrumento nº 0823035-18.2025.8.14.0000, entendeu que houve violação ao devido processo legal, já que a suspensão do contrato ocorreu sem a instauração de procedimento administrativo e sem garantir o contraditório e a ampla defesa — princípios previstos na Lei Federal nº 8.987/1995, que regula as concessões públicas.

Veja também:

O magistrado também destacou o risco de dano coletivo, afirmando que a interrupção do transporte público “gera graves prejuízos à população, que depende do serviço para se deslocar diariamente”.

Com isso, o TJPA determinou a suspensão do auto de infração emitido em 21 de outubro de 2025 e o retorno imediato da prestação do serviço pela Viação Tucuruí até o julgamento final do recurso.

Enquanto a decisão judicial garante temporariamente a operação da antiga concessionária, a Prefeitura de Tucuruí já anunciou a contratação de novas empresas para assumir o transporte público no município.

Entenda o caso

No dia 24 de outubro, o prefeito de Tucuruí Alexandre Siqueira informou, por meio das redes sociais, a assinatura do contrato com as novas operadoras. A publicação oficial será feita nos próximos dias no Diário Oficial, e a previsão inicial era de que o novo sistema começasse a funcionar no dia 3 de novembro.

Contudo, o início das operações foi antecipado para segunda-feira (27), após a Viação Tucuruí paralisar os serviços sem aviso prévio, deixando a população sem transporte durante o fim de semana.

A Prefeitura também comunicou que o cartão de transporte da antiga empresa continuará sendo aceito por 30 dias, para garantir a transição entre os sistemas e evitar prejuízos aos usuários.

O município de Tucuruí, que há anos enfrenta dificuldades com a prestação do transporte coletivo urbano, vive agora um novo capítulo nessa longa disputa entre a concessionária e o poder público. A Justiça e a Prefeitura adotam medidas paralelas para tentar garantir o atendimento à população, que segue aguardando um serviço mais estável e eficiente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Tucuruí

    Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

    Últimas Notícias