
Referência em média e alta complexidade na região do Lago de Tucuruí, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí — formado pelo Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) — atingiu a marca de 206.375 atendimentos entre janeiro e junho de 2025.
Ao longo de seus 32 anos, a instituição consolidou-se como peça fundamental do sistema estadual de saúde, oferecendo atendimento de qualidade e serviços especializados à população de Tucuruí e municípios vizinhos.
Números expressivos
No primeiro semestre, foram realizados:
- 144.505 exames laboratoriais
- 17.831 exames de imagem
- 11.032 atendimentos de urgência e emergência no Pronto Atendimento
- 6.749 acolhimentos e consultas pela equipe multiprofissional
- 3.365 internações
- 1.803 cirurgias
- 2.685 procedimentos complementares, como cirurgias ambulatoriais, hemoterapia, OPME e biópsias
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O Ambulatório de Especialidades contabilizou 8.515 consultas médicas. Já a Unacon atendeu pacientes de várias regiões do estado, somando 3.889 consultas oncológicas, 3.001 sessões de quimioterapia e 3.000 sessões de radioterapia.
Gestão e qualidade
Segundo o diretor-geral do HRT e da Unacon, Junior Souto, os resultados refletem o empenho coletivo:
“Esse resultado é consequência do trabalho sério e dedicado de toda a nossa equipe. Apesar da alta demanda, temos nos esforçado para proporcionar um atendimento humanizado e eficaz, priorizando a segurança e o bem-estar dos pacientes. Mensalmente, melhoramos processos e reforçamos a integração entre os departamentos.”

O avanço nos indicadores é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e o Instituto Diretrizes, responsável pela gestão do Complexo.
Aprovação e certificação
No mesmo período, a unidade obteve 98,11% de aprovação entre os pacientes, segundo levantamento da Ouvidoria/Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

O Complexo Hospitalar também possui certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2024, conquistou o nível 1 – “Acreditado”, reconhecimento que atesta o compromisso com elevados padrões de qualidade e segurança no atendimento.
Fonte: Wellington Hugles / ASCOM/HRT
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