A Eletronorte realizou na manhã desta terça-feira (17) a abertura de quatro comportas (10 a 13) da calha central do vertedouro da Usina Hidrelétrica Tucuruí.
A manobra foi realizada às 9h40 pela equipe técnica do Centro de Operação da Geração Hidráulica (OOSRH) da Eletronorte. A abertura do vertedouro é necessária para manter o reservatório da usina numa faixa operacional segura sem afetar de forma brusca os moradores de jusante.
Wanderley Pereira dos Santos, gerente do Centro de Operação, explica que as manobras de abertura iniciadas nesta terça-feira serão executadas nos próximos dias. Todo o processo segue os protocolos da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e é essencial para que haja o mínimo de impacto para as comunidades ribeirinhas.
Inicialmente foram abertas as comportas 10 a 13 com um volume total de água vertida de 980m³/s. À tarde foram abertas as comportas 8, 9, 14 e 15, totalizando 970m³/s de água vertida no vertedouro. A previsão é que passe pelo vertedouro um total diário de 1.950m³/s.
Todos os anos a manobra é feita visando a segurança e a manutenção do nível do reservatório. As 23 comportas que formam o vertedouro da UHE Tucuruí podem ser totalmente abertas nas próximas semanas, dependendo do monitoramento do nível do reservatório, que nesta terça-feira (17) atingiu os 70,59 metros sendo a cota máxima de 74 metros.
Boletim de Vazões
A Eletronorte divulga o Boletim Informativo de Vazões e Níveis (BVN) do Rio Tocantins, que tem como objetivo chamar a atenção principalmente dos moradores ribeirinhos a montante e a jusante da Usina Hidrelétrica Tucuruí.
Veja também:
Centenas de tartarugas são soltas no rio Tocantins
Nível do rio chega a 8m e plano de contingência é mobilizado
A divulgação da abertura das comportas já está sendo feita para órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, além dos veículos de imprensa da região. Os boletins servem também como parâmetro para que a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará e as comissões municipais de Defesa Civil possam monitorar os municípios a montante e a jusante da barragem de Tucuruí. Assim, os órgãos podem agir com mais eficácia nas ações de prevenção e remoção das famílias vulneráveis à cheia do Rio Tocantins.
O BVN é uma previsão de níveis nas cidades de Tucuruí e Marabá, e aponta a previsão para os três dias, o que pode se confirmar ou não. O documento está disponível na página da Eletronorte, no endereço abaixo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar