plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NO ANO DE 2025

Três dos maiores tremores de terra do Brasil foram em Parauapebas

Dados da Rede Sismográfica Brasileira apontam o município paraense como o principal foco de abalos intraplacas de alta magnitude no último ano.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Três dos maiores tremores de terra do Brasil foram em Parauapebas camera Estação sismográfica da RSBR: Parauapebas registrou três dos cinco maiores abalos sísmicos do país em 2025. | Reprodução

O balanço anual da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) revelou um dado alarmante para o sudeste do Pará: o município de Parauapebas dominou o ranking dos maiores sismos registrados no país em 2025.

Das cinco maiores ocorrências do ano, três tiveram como epicentro a cidade paraense, consolidando o estado como ponto central da sismicidade nacional.

Conteúdo Relacionado:

Os eventos em Parauapebas atingiram magnitudes significativas para os padrões brasileiros: 4.3 em abril, seguida por dois tremores em julho, de 4.2 e 4.0.

Embora a região tenha um histórico de abalos frequentes (geralmente entre 2 e 4 de magnitude), a concentração de eventos no topo da lista anual reforça a necessidade de monitoramento contínuo.

Diferente dos terremotos "andinos" — causados pelo choque de placas na fronteira com o Peru —, os sismos de Parauapebas são classificados como intraplacas. Isso significa que ocorrem devido a pressões internas e falhas geológicas antigas no interior da placa tectônica Sul-Americana.

Ranking da sismicidade no Brasil em 2025:

  • 4.5 mR: Rorainópolis (RR) – 29 de junho
  • 4.4 mR: Poconé (MT) – 1º de março
  • 4.3 mR: Parauapebas (PA) – 3 de abril
  • 4.2 mR: Parauapebas (PA) – 9 de julho
  • 4.0 mR: Parauapebas (PA) – 10 de julho

Atualmente, a RSBR conta com cerca de 100 estações operadas por instituições como USP, UnB, UFRN e o Observatório Nacional, garantindo a precisão dos dados que auxiliam na compreensão da estrutura geológica da região norte.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Parauapebas

    Leia mais notícias de Parauapebas. Clique aqui!

    Últimas Notícias