O povo Kayapó, também conhecido como Mebêngôkre, habita e protege há décadas uma extensa área da Floresta Amazônica que se estende do sul do Pará ao norte de Mato Grosso. Milhares de Kaiapó vivem em aldeias em municípios sul paraenses, e ainda mantêm vivas sua história, cultura e tradições.
Pela primeira vez uma mulher foi empossada como cacique do povo Kaiapó. Kôkônhyjtí Kayapó, de 37 anos, vai liderar a comunidade Kranhkrô, localizada na vicinal Águas Claras, no município de Ourilândia do Norte, localizado na região sul do Pará. Ela já atua há vários anos naquela região.
A cerimônia de posse, que teve ritual de entrega da faixa e danças, aconteceu no último sábado (8), com a presença de diversas lideranças indígenas do Pará e Mato Grosso, inclusive muitas mulheres indígenas. Ô-é Paiakan Kaiapó, coordenadora regional Kayapó Sul do Pará da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), participou da cerimônia e enfatizou que a posse de uma mulher é um ato revolucionário e significativo na luta pela igualdade de gênero.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Jogos Indígenas reúnem aldeias na comunidade Akrãtikatêjê
- Identidade cultural marca formatura de estudantes indígenas
A nova cacique Kaiapó pertence a uma linhagem de caciques, que inclui o pai dela, Bebaití Kayapó e o avô Tuto Pombo. “Estou ocupando um espaço como cacica dentro da aldeia para poder atender e resolver as nossas demandas. Estou pronta pra argumentar, defender e estar lado a lado do meu povo. Vamos juntos lutar e buscar a melhoria de qualidade de vida para o nosso povo”, declarou Kôkônhyjtí Kayapó, em sua posse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar