O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) respondeu formalmente à Câmara Municipal de Marabá e confirmou a situação estrutural crítica da segunda ponte sobre o Rio Itacaiunas, que conecta a Cidade Nova, Nova Marabá e Marabá Pioneira, no Pará.
Em ofício, a autarquia detalhou as "medidas adotadas e orientações técnicas" para garantir a segurança dos motoristas enquanto novas e aprofundadas avaliações estruturais estão em andamento.
A Coordenação de Manutenção de Estruturas e Contenções (Comec) do DNIT informou ter acionado o Consórcio Infragestão para elaborar uma Análise Técnica Conclusiva sobre a estrutura.
Conteúdo Relacionado:
- Ponte sobre o Itacaiúnas será vistoriada e trânsito vai mudar, veja
- MPF abre procedimento para apurar riscos na ponte em Marabá
- Via da ponte interditada em Marabá terá lombada e novo pórtico
O levantamento preliminar identificou "manifestações patológicas" em diversos pontos cruciais da ponte, incluindo estacas, blocos, pilares e tabuleiro. Diante do risco, a recomendação imediata foi a interdição parcial, permitindo o tráfego apenas de veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 4 toneladas.
Sem Prazo para Normalização
Sobre a conclusão da inspeção e o fim das restrições, o DNIT não estabeleceu um prazo. A autarquia esclareceu que a definição do cronograma depende diretamente da execução de novas investigações estruturais mais detalhadas.
Somente após a obtenção desses resultados será possível determinar o escopo definitivo das intervenções necessárias e o cronograma para as medidas corretivas.
Fiscalização de Peso
Questionado pela Câmara sobre a sinalização e o descumprimento da restrição de peso, o DNIT admitiu que, apesar dos esforços locais, ocorrências de desrespeito ao limite de 4 toneladas persistem.
A autarquia destacou que a fiscalização ostensiva de tráfego pesado cabe à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Por isso, o DNIT recomendou a intensificação imediata da fiscalização de veículos pesados nas proximidades da ponte, classificando a medida como essencial para preservar a segurança dos usuários da BR-230/PA.
O departamento garantiu que mantém um diálogo direto com entidades municipais e federais para garantir a rápida adoção de ações preventivas e emergenciais enquanto a situação estrutural da ponte perdurar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar