plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CAUTELA

Nível do Tocantins ainda não viabiliza realização de Círio Fluvial

Defesa Civil de Marabá, Corpo de Bombeiros e Diocese local realizaram a vistoria do nível do Rio Tocantins para verificação da possibilidade da realização do Círio Fluvial no sábado, dia 18.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Nível do Tocantins ainda não viabiliza realização de Círio Fluvial camera A tradicional jornada levará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a rampa da Colônia Z30, no bairro Santa Rosa. | Emily Coelho/Reprodução

A Defesa Civil de Marabá e o Corpo de Bombeiros acreditam que é preciso esperar mais um pouco para definir se realmente haverá o Círio Fluvial ou não, no próximo sábado, 18 de outubro. Equipes da Defesa Civil, do 5º Grupamento Bombeiro Militar, e da Diocese de Marabá realizaram na manhã desta sexta (10) a vistoria do rio Tocantins, para verificar a viabilidade da realização do tradicional Círio Fluvial.

De acordo com Marcus Victor Norat, coordenador da Defesa Civil Municipal, é preciso ter cautela para liberar a realização da procissão fluvial por conta do perigo de encalhe de embarcações que acompanham o barco principal onde se leva a imagem de Nossa Senhora.

Veja também:

Em Tucuruí também tem Círio neste domingo, veja programação

Fiéis se emocionam com passagem da imagem peregrina

Vídeo: Diocese faz a abertura oficial do Círio de Nazaré em Marabá

“Quinta-feira (9), o nível do rio estava em 1,78 metros e hoje (sexta, dia 10) o nível estava em 1,74. Apesar de haver um canal de navegação, a preocupação é com as outras embarcações que também vem junto, e que podem encalhar, é preciso ter certeza e essa certeza só teremos na semana que vem”, declarou.

Apesar da baixa, os preparativos para a procissão sobre as águas seguem em ritmo intenso. A tradicional jornada levará a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em uma balsa até a rampa da Colônia Z30, no bairro Santa Rosa.

Ademar Gomes, Coordenador do Círio Fluvial, sublinha a essência do evento e a importância dos envolvidos. "O Círio Fluvial são os barcos, são os pescadores, é o rabeteiro, são aquelas pessoas que sobrevivem inclusive através desse meio de transporte," ressalta Gomes, enfatizando a união dos "grandes conhecedores das águas" para o sucesso da celebração.

A expectativa da coordenação é de que a experiência dos navegadores, aliada aos ajustes da vistoria, permitirá a realização tranquila da procissão. "Tenho certeza absoluta que vai dar tudo certo, porque tem muita água ainda que dá para fazer o Círio sem preocupação nenhuma," afirma Ademar Gomes.

O coordenador finaliza o apelo à conscientização de todos os que utilizam o rio, incluindo proprietários de lanchas e jet-skis, para que respeitem o momento de fé, tradição e profundo significado religioso da procissão.

A grande procissão do Círio de Marabá acontece no próximo domingo (18) com transmissão do grupo RBA Marabá, Rádio FM 91, Rádio Clube FM 100,7 Mhz, DOL Carajás e RBATV canal 2.1

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias