
A Rota do Pará, concessionária responsável pela administração das rodovias que ligam a Região Metropolitana de Belém ao distrito de Morada Nova, em Marabá, no Sudeste do estado, anunciou o início da operação educativa das praças de pedágio dos lotes 1 e 4 a partir da meia-noite, desta sexta-feira, dia 1º de agosto de 2025. A cobrança efetiva de tarifas terá início no dia 15 de agosto.
Durante os primeiros 15 dias, equipes da concessionária estarão presentes nas praças de pedágio 1, 2, 7 e 8 para orientar os motoristas sobre o funcionamento e os serviços oferecidos.
O valor das tarifas será divulgado pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran) antes do início da cobrança.
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Todas as formas de pagamento serão aceitas, incluindo o uso de TAGs para cobrança automática, que ainda garantem desconto progressivo para usuários frequentes. Importante destacar que motocicletas estão isentas do pagamento.
Desde agosto de 2024, a Rota do Pará assumiu a concessão das rodovias PA-150, PA-475, PA-483, Alça Viária, além de trechos das PA-252 e PA-151, com um compromisso de investimentos em recuperação, manutenção e modernização durante 30 anos.
Wilton Filho, diretor-presidente da Rota do Pará, destacou o avanço da concessão: “Em menos de um ano, já foram investidos mais de R$ 245 milhões em melhorias como tapa-buracos, sinalização, limpeza e serviços de inspeção e emergência”.
Segundo ele, o segundo ciclo de investimentos, entre 2026 e 2030, contemplará ampliação da capacidade e novas melhorias, enquanto o terceiro ciclo, de 2031 a 2054, focará em manutenção e obras adicionais.
A PA-150 é uma rodovia estadual do Pará, Brasil, que liga a Região Metropolitana de Belém ao sul e sudeste do estado. Ela passa por diversos municípios, como Tailândia, Moju, Breu Branco, Ipixuna do Pará, Goianésia, Jacundá, Nova Ipixuna e Marabá. Recentemente, a rodovia foi concedida à iniciativa privada, com a cobrança de pedágio prevista para começar em breve.
RELEMBRE A PRIVATIZAÇÃO
As rodovias PA-150 e Alça Viária foram leiloadas em março deste ano, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), assinou, em 16 de agosto do ano passado, o contrato de concessão da PA-150 e da Alça Viária com a concessionária que ficará responsável pelas vias nos próximos 30 anos.
Além disso, o contrato prevê a remuneração de outorgas variáveis ao estado ao longo de toda a concessão, em valor total de R$ 450 milhões. “Receberemos a outorga fixa mais as outorgas variáveis, já que o estado do Pará terá participação direta na arrecadação [da concessão] ao longo de todos esses anos”, disse o governador Helder Barbalho.
A expectativa é de geração de 3.000 empregos direitos e indiretos.
Os trechos do subsistema rodoviários leiloados foram:
- PA 150, Trecho: Morada Nova – Goianésia do Pará – Entr. PA 475/256 com extensão 333,00 km;
- PA 475, Trecho: Entrada PA 150/256 – Entrada PA 252 com extensão 41,60 km;
- PA 252, Trecho: Entrada PA 475 – Entrada PA 151/252 com extensão 42,30 km;
- PA 151, Trecho Entrada PA 252 – Entrada PA 483/Alça Viária com 21,50 km;
- PA 483, Trecho: Acesso Área Portuária Vila do Conde (Barcarena) – Entrada da PA 151/ Alça Viária com extensão 18,60 km.
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