
A tarde desta segunda-feira (28) foi marcada por pelo menos dois grandes focos de queimadas em Marabá no sudeste paraense. As colunas de fumaça podiam ser vistas por grande parte da cidade, tomando conta dos bairros.
As queimadas foram identificadas no bairro Belo Horizonte próximo à Taboquinha e outro na Folha Industrial, próximo a entrada da nova ponte sobre o rio Itacaiúnas, doutora Ana Miranda, na Nova Marabá.
O drone da RBA fez imagens exclusivas das duas queimadas. Pelas imagens é possível ver a densa nuvem de fumaça em áreas que ainda aparentam estarem com o verde da vegetação.
Conteúdo Relacionado:
- Estiagem favorece incêndios e desafia bombeiros em Marabá
- Bombeiros entram em alerta com a proximidade do período seco
- Incêndio de grandes proporções atinge ferro-velho em Marabá
Já não é de hoje que diversos focos de incêndios, que resultam em densas nuvens de fumaças, incomodam os moradores de Marabá.

O período de estiagem na região é propenso para facilitar as queimadas, que acontecem praticamente todos os dias tanto na região urbana quanto na rural.
O 5º Grupamento Bombeiro Militar de Marabá foi acionado para atender a ocorrência. De acordo com o Major Felipe Galúcio, comandante do grupamento, é importante evitar queimadas nesse período e faz recomendações para a população.
Reduzir a exposição:
- Permaneça em ambientes fechados e com conforto térmico adequado, preferencialmente com ar-condicionado e filtros de ar para reduzir a inalação de partículas.
- Manter portas e janelas fechadas:
- Especialmente durante os horários de maior concentração de poluentes.
Hidratação:
- Aumente a ingestão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas e protegidas.
- Evitar atividades ao ar livre:
- Reduza a exposição a atividades físicas e recreativas em locais abertos durante o período crítico.
- Uso de máscaras:
- Em caso de necessidade de sair de casa, utilize máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem filtrar as partículas de fumaça.
Cuidados com alimentos e água:
- Evite consumir alimentos ou água que tenham sido expostos a detritos de queima ou cinzas.
Medidas preventivas:
- Não fazer fogueiras: Evite o uso de fogo para queimar lixo ou mato.
- Descarte adequado de resíduos: Não jogue bitucas de cigarro, fósforos, lixo ou entulhos em terrenos baldios ou áreas de mata.
- Denúncia: Queimadas em áreas de floresta são crime ambiental, com multas e outras sanções previstas em lei (Decreto Federal 6.514/2008, Lei Estadual 5.887/1995 e Lei de Crimes Ambientais Lei 9.605/1998). A população pode denunciar essas práticas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar