
A Estação Cultural de Marabá, localizada no núcleo Nova Marabá, sedia entre os dias 26 e 30 de maio uma série de oficinas gratuitas promovidas pelos Núcleos de Audiovisual e Artes Cênicas da Fundação Cultural do Pará (FCP). A programação inclui oficinas de formação, atividades culturais e o Mutirão de Credenciamento de Agentes Culturais, com objetivo de mapear e fortalecer a produção artística da região sudeste do estado.
A Estação Cultural funciona como biblioteca, espaço de exposições, auditório e centro de pesquisa com computadores disponíveis ao público. "É um espaço de cultura, educação e entretenimento aberto à comunidade. Temos obras amazônicas, literatura infantil local e espaço para oficinas e eventos", explica um dos responsáveis pelo espaço.
Formação e oportunidades
Entre os destaques da programação, está o Módulo I de Atuação para Linguagem Audiovisual, com o ator, produtor e documentarista Dario Jaime, que já atuou em produções da Netflix e Paramount. A oficina ocorrerá de 26 a 30 de maio, das 18h às 22h, e no dia 31, das 14h às 18h.
Veja também:
- Nova lei do Pará: O que muda para as vítimas de AVC?
- Gmail vai criar respostas com base no Gmail e Google Drive
- Você sabe o que é a gripe aviária? Entenda a preocupação
“Eu tive que sair de Marabá aos 14 anos para me profissionalizar. Ver a Fundação chegando com formação técnica aos artistas locais é fundamental. O mercado audiovisual está de olho na nossa região, e esse tipo de ação prepara os artistas para novas oportunidades”, destaca Dario Jaime.
A programação também inclui a oficina deProdução de Projetos Culturais, com a produtora Keyla Sobral, voltada a artistas que desejam elaborar e captar recursos para seus trabalhos. A atividade ocorre de 26 a 30 de maio, das 14h às 18h.
Mutirão de Credenciamento
Nos dias 27 e 28 de maio, das 9h às 12h, será realizado o Mutirão de Credenciamento para Agentes Culturais, voltado a artistas, professores, pesquisadores e estudantes que desejem atuar como oficineiros em atividades promovidas pela FCP. Os oficineiros serão parceiros em ações com crianças, jovens e adultos nos municípios do estado.
“Marabá é um polo cultural importante. Com a estrutura da Estação Cultural, conseguimos atender melhor os artistas locais. Isso marca um novo momento da FCP, com mais presença em cidades estratégicas do Pará”, avalia Danilo Bracchi, coordenador de Linguagem Cênica da Fundação.
Thyago Ferraz, Coordenador da Fundação Cultural do Pará, em Marabá, destaca a riqueza e variedade cultural da região. "Por exemplo, a literatura infantil aqui, a gente tem as. Lendas, com a Bujuna, a Porca de Bobes, Martita Pereira, então tem uma variedade de contos aqui que é muito interessante para crianças, para jovens e também para adultos, por exemplo, se você quiser fazer um trabalho de geografia ou de história relacionado aos estudos amazônicos, aqui tem uma literatura vasta quanto a isso também."
Como participar
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no [Instagram da FCP (@fundacaoculturalpa)](https://www.instagram.com/fundacaoculturalpa). Também é possível se inscrever presencialmente na Estação Cultural, localizada na Folha 31, Avenida VP-8, Nova Marabá (Pissarrão).
📍Serviço
- Evento: Oficinas e credenciamento cultural
- Local: Estação Cultural de Marabá – Folha 31, Av. VP8, Nova Marabá
- Datas: 26 a 30 de maio
- Inscrições: Instagram da FCP (@fundacaoculturalpa) ou presencialmente na Estação Cultural
Atividades:
Módulo I – Atuação para Linguagem Audiovisual, com Dario Jaime
- 📅 26 a 30/05 – 18h às 22h | 31/05 – 14h às 18h
Produção de Projetos Culturais, com Keyla Sobral
- 📅 26 a 30/05 – 14h às 18h
Mutirão de Credenciamento para Agentes Culturais
- 📅 27 e 28/05 – 09h às 12h
Para mais informações acesse:
Para inscrições visite o formulário eletrônico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar