plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DEVOÇÃO

Círio de Marabá celebra 44 anos de fé e tradição crescente

Círio de Marabá 44 anos: atrai milhares de devotos. Conheça a história e participe da celebração em amor a Nossa Senhora de Nazaré.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Círio de Marabá celebra 44 anos de fé e tradição crescente camera Em 2024, o Círio de Marabá comemora 44 anos de existência, se consagrando como uma das maiores festividades religiosas do sudeste paraense. | (Reprodução / RBATV)

Em 2024, o Círio de Marabá comemora 44 anos de existência, firmando-se como uma das maiores celebrações religiosas do sudeste do Pará. O evento, que hoje atrai milhares de fiéis, começou de forma simples na década de 1980, pelas mãos da irmã Maria das Neves e do padre Balthazar. Segundo o padre Denis Robson, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré era transportada em uma lata de leite Ninho, simbolizando o início humilde de uma tradição que ganharia grandes proporções ao longo dos anos.

No início dos anos 80, quando o bairro onde a festividade é realizada estava em fase de surgimento, as procissões eram pequenas e contavam com poucos fiéis. A grande enchente de Marabá, ocorrida em 1980, foi um marco nesse processo de evangelização, que teve como ponto central a devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Segundo relatos históricos, em algumas ocasiões, a imagem da santa chegou a ser transportada em um carrinho de mão, que simbolizava a berlinda – tradição hoje consagrada no Círio de Belém e replicada em Marabá.

O primeiro Círio marabaense aconteceu em 1980 e as celebrações contavam com poucos fiéis, além  do percurso da procissão ser menor.
📷 O primeiro Círio marabaense aconteceu em 1980 e as celebrações contavam com poucos fiéis, além do percurso da procissão ser menor. |(Reprodução / RBATV)

Padre Denis recorda que, naquela época, o percurso da procissão era muito menor que o atual, com menos de dois quilômetros de caminhada. Aos poucos, a fé dos devotos foi crescendo e, com ela, o número de participantes nas celebrações. Com o aumento da multidão, a procissão passou a ser trazida do centro da cidade para o bairro onde hoje é realizada, ampliando-se em formato e alcance.

Veja também:

Com o passar do tempo, o Círio de Marabá foi se aproximando da grandiosidade do Círio de Nazaré, realizado em Belém. Inspirados pela tradição da capital, os organizadores passaram a incluir também o Círio Fluvial, aproveitando a beleza do rio Tocantins para realizar a procissão pelas águas.

Hoje, o Círio de Marabá não apenas reforça a fé do povo paraense, mas também impulsiona a economia local. A festa religiosa atrai fiéis de diversos municípios e até de estados vizinhos, movimentando a rede hoteleira, restaurantes, supermercados e o comércio em geral. O padre Denis Robson destaca que, a cada ano, o número de visitantes cresce, trazendo pessoas de várias regiões do Brasil e, graças às transmissões ao vivo, de diferentes partes do mundo.

“As tecnologias de hoje permitem que o Círio de Marabá alcance pessoas de todos os cantos. Isso amplia ainda mais a dimensão da festa, que já atrai fiéis de estados vizinhos e de várias regiões do Pará. Quando participei pela primeira vez como romeiro, percebi que o evento já tinha uma presença significativa de pessoas de fora. Hoje, com as transmissões, o Círio chega a mais lares e corações, fortalecendo ainda mais a fé em Nossa Senhora de Nazaré", afirma o padre.

O padre Denis Robson destaca o crescimento da celebração ao longo dos anos, e relembra seus tempos de romeiro.
📷 O padre Denis Robson destaca o crescimento da celebração ao longo dos anos, e relembra seus tempos de romeiro. |(Reprodução / RBATV)

A expectativa para a edição de 2024 é que aproximadamente 300 mil pessoas participem das festividades, reforçando a importância do evento no calendário religioso e cultural do Pará. "O Círio de Marabá é um momento de devoção, união e fé. Convidamos todos a participarem, visitarem o santuário e celebrarem conosco. Nossa Senhora de Nazaré sempre nos apresenta Jesus Cristo, nosso Salvador, e por isso essa festa é tão importante para todos nós", finalizou o padre Denis.

Para a edição de 2024, a expectativa é de que aproximadamente 300 mil pessoas participem das celebrações.
📷 Para a edição de 2024, a expectativa é de que aproximadamente 300 mil pessoas participem das celebrações. |(Reprodução / RBATV)

A Santa Missa que dará início às atividades do Círio marabaense acontece neste sábado (19), às 07h, na Matriz São Francisco de Assis, localizada na Cidade Nova. Já às 15h, a Santa Missa será realizada no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, localizado na Fl.16. O evento antecede a transladação. Após o Círio Fluvial, ocorrerá a Santa Missa e a troca do manto dia na praça Duque de Caxias, Núcleo Velha Marabá;

Confira a programação completa da festividade aqui

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias