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Nova ponte já tem 31% das obras executadas em Marabá

Executivos da Vale apresentam cronograma à Comissão de Desenvolvimento de Marabá, que briga por proposta de acessos rodoviários para entrada e saída da nova ponte

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Imagem ilustrativa da notícia Nova ponte já tem 31% das obras executadas em Marabá camera Os representantes da Vale informaram que 31% das obras da ponte já foram executadas | Reprodução

A Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá recebeu na tarde da última quinta-feira (7), representantes da mineradora Vale para discutir sobre o andamento das obras do projeto Tecnored e da construção da nova ponte sobre o Rio Tocantins, que estão em andamento no município.

Em relação ao Tecnored, o cronograma, compras no território local e uso de mão de obra de Marabá não causaram polêmica. No entanto, os membros ouviram as explicações dos técnicos da Vale, mas ao final bateram o pé e não querem aceitar as propostas da companhia para os dois acessos à ponte, que só deve ficar pronta em 2027.

Os representantes da Vale informaram que 31% das obras da ponte já foram executadas, e que tanto a mineradora quanto o Consórcio Ponte Rio Tocantins, que realiza os trabalhos, estão sensibilizados para manter o máximo possível de trabalhadores locais, assim como aumentar o número de fornecedores do comércio de Marabá.

Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá recebeu os representantes da Vale
📷 Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá recebeu os representantes da Vale |Reprodução

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Segundo a empresa, atualmente há 335 fornecedores homologados no site do consórcio, além de já terem sido adquiridos mais de R$ 124 milhões de serviços e materiais apenas em Marabá. Destes, R$ 117 milhões são de empresas genuinamente locais.

Por outro lado, a massa salarial dos anos de 2023/2024 é de R$ 35.406.393,00.

No momento, estão focando nas obras civis do projeto em decorrência das chuvas, com a diminuição das de terraplanagem. Também foram iniciadas as atividades embarcadas, colocando estacas no leito do rio e o pátio de pré-moldados está produzindo em ritmo acelerado.

Sobre o Tecnored, Ezequiel Silva, da coordenação da implantação do projeto, repassou informações técnicas, lembrando que veio para Marabá em 2019, com proposta de produzir gusa sem grandes impactos ambientais. Para isso, a empresa firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), disponibilizando 455 vagas em vários cursos, como metalurgia, mecânica e química, sendo que 50% delas voltadas para o público feminino.

Ao longo da obra já foram contratados 301 colaboradores locais, além da Vale ter colocado em prática várias compensações socioambientais, como o apoio à comunidade da Vila Café, reforma e construção de escolas.

Após a exposição dos dois projetos, os vereadores e demais membros da Comissão de Desenvolvimento apresentaram seus questionamentos aos executivos da Vale.

Márcio do São Félix questionou sobre os acessos da ponte do São Félix, alertando que, embora a mobilidade vá melhorar em relação à travessia do rio pelas novas pontes que estão em construção, os gargalos vão permanecer os mesmos na entrada e saída delas. “Ainda dá tempo para se discutir a remodelagem do projeto para que veículos saiam da nova ponte sem congestionar o fluxo da rodovia. Do lado do São Félix, a quantidade de vias é reduzida e é preciso um projeto que descongestione o trânsito,” ressaltou.

O mesmo argumento foi apresentado pelo secretário municipal de Obras, Fábio Moreira, alertando que dos dois lados – Nova Marabá e São Félix – haverá dificuldades com o trânsito a partir das novas pontes. Ele apresentou como uma das propostas a melhoria de pistas já existentes, em ambos os núcleos. “O trânsito não anda no São Félix. A nova ponte não vai resolver o problema rodoviário. Não podemos esperar pela solução apontada pelo Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], que vai demorar muito para ser colocada em prática,” disse o secretário.

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