plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CULTURA DE MARABÁ

Coreto de praça expõe produtos de artesãos marabaenses

O espaço na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, conta com uma variedade de produtos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Coreto de praça expõe produtos de artesãos marabaenses camera Izabel dos Santos, uma das artesãs que trabalha no coreto | Sara Lopes

Quem procura artefatos de decoração para casa ou vestimentas feitas de forma única que representem a cultura de Marabá podem encontrar no coreto da Marabá Pioneira, na Praça Duque de Caxias. O espaço é mantido pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e funciona como uma extensão da Feira do Pôr do Sol, com produtos de artesãs.

“É um espaço que funciona de segunda-feira a sábado, enquanto a feira acontece no domingo. Os turistas que queiram levar uma lembrancinha da cidade irão encontrar variedades de artesanato dos próprios artesãos de Marabá”, comenta Derace Frota, diretora do Departamento de Emprego e Renda da Seaspac.

O projeto atende 40 artesãs, sendo que 11 delas fazem revezamento para tomar conta do Coreto, ao longo da semana, que dispõe de produtos de todas simultaneamente. Lá, você pode encontrar joias, roupas, chaveiros, bijuterias, biojoias, produtos em capim dourado, artesanato marajoara, tapetes, bonecas e acessórios em geral.

Produtos disponíveis para a venda no espaço
📷 Produtos disponíveis para a venda no espaço |Sara Lopes

LEIA TAMBÉM:

Também é possível encontrar brinquedos e outros objetos feitos em madeira reciclada, vindos do projeto Ceaca (Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente), que ensina o ofício do artesanato em madeira ao público infanto-juvenil.

“É muito bom porque aqui no coreto a maioria dos nossos clientes são turistas. Para quem chega na cidade é ponto de referência para artesanato. Eu sempre gostei do artesanato, faz parte da minha renda. Amo fazer isso e não consigo me desvincular. É uma terapia, gera renda e conhecimento. Já fazem anos que atuo com artesanato, através dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura, através da Seaspac”, comenta a artesã Izabel dos Santos.

Também é possível encontrar camisas com artes paraenses
📷 Também é possível encontrar camisas com artes paraenses |Sara Lopes

Já a Feira do Pôr do Sol acontece todos os domingos das 17h às 22h, na Praça São Félix de Valois. Além de disponibilizar o espaço para as artesãs comercializarem os produtos, o Departamento de Emprego e Renda oferece oficinas e cursos profissionalizantes, possibilitando um caminho de autonomia financeira para milhares de pessoas, a maioria mulheres.

Durante os últimos cinco anos, foram mais de 3.600 pessoas que participaram das capacitações oferecidas pelo departamento. Só em 2023, foram 880 pessoas atendidas, distribuídas em 32 turmas de cursos profissionalizantes e 27 oficinas, muitas delas relativas ao artesanato.

Entre as outras formações estão cursos e oficinas de barman, barbeiro, pizzaiolo, bolos artísticos, panificação, cozinha paraense, tempero caseiro, bombons caseiros, caixas de presente, biscuit, entre outros.

Acessórios vendidos no coreto
📷 Acessórios vendidos no coreto |Sara Lopes
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias