As águas do rio Tocantins em Marabá, no sudeste do estado, ganharam o colorido alegre das embarcações de centenas de fiéis que acompanharam o Círio Fluvial, na tarde deste sábado (14). Balões, faixas e ornamentações caprichadas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.
O Círio Fluvial era uma das romarias mais aguardadas pelos devotos, sobretudo pela grande comunidade pesqueira que transita pelos rios Tocantins e Itacaiúnas.
Antes do Círio Fluvial, às 15h, os devotos participaram da Santa Missa realizada no palco da Igreja Santuário na Folha 16, na Nova Marabá. A celebração deu início ao traslado da imagem peregrina até Porto das Mangueiras.
O tempo nublado amenizou o calor dos devotos, que seguiram a pé até o porto, onde a berlinda foi colocada em um barco para percorrer o Rio Tocantins.
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré seguiu até o encontro dos rios Tocantins e Itacaiúnas e retornou à escadaria da Colônia Z30, na Marabá Pioneira, onde recebeu as honrarias militares, realizadas por homens do Exército Brasileiro.
LEIA TAMBÉM:
+ Vídeo: veja como foi a Romaria Rodoviária em Marabá
+ Vídeo: fogo atinge área de Preservação Permanente em Marabá
+ Da devoção de uma freira, para a 3ª maior procissão do Pará
HOMENAGENS CONTINUAM
Após as homenagens, a berlinda seguiu seu curso percorrendo toda a orla e entrando pelas ruas do bairro Francisco Coelho. Paralelamente, o Círio das Artes já está mobilizando fiéis com programação musical no palco montado em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Praça Duque de Caxias. Com a chegada da berlinda ao palco, prevista para 19h30, o público começa a acompanhar a tradicional Missa de Troca do Manto, onde é apresentado o manto oficial do Círio 2023.
DOMINGO
No domingo, a programação começa cedo, logo às 6h, com a Santa Missa realizada na Catedral Diocesana, na Marabá Pioneira. Às 7h, inicia a procissão do 43º Círio e às 11h30 é a previsão de chegada da imagem peregrina no Santuário na Folha 16, onde ocorre a Santa Missa de Encerramento.
VEJA VÍDEO DO CÍRIO FLUVIAL OCORRIDO NESTE SÁBADO!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar