plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
EM MARABÁ

Vídeo: Romaria marcou o encerramento da Festa do Divino

Em Marabá no sudeste paraense também a festa é comemorada com afinco pela comunidade católica Nossa Senhora das Graças e neste último sábado (27) foi o encerramento do evento que aconteceu no bairro Santa Rosa

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: Romaria marcou o encerramento da Festa do Divino camera Encerramento da festividade aconteceu neste sábado (27) em Marabá | James Oliveira/RBATV

A Festa do Divino Espírito Santo é uma celebração de origem católica realizada no dia de Pentecostes e acontece em várias cidades do Brasil. Apesar de suas raízes religiosas, vários elementos populares foram incorporados à festa como a figura do Imperador, o levantamento do mastro e queima de fogos de artifícios.

A festa do Divino começa no dia de Pentecostes quando é escolhido um Imperador que será o responsável pela condução da celebração. Em algumas regiões do Brasil a eleição é feita por sorteio, enquanto em outras o bispo aponta a pessoa encarregada.

"Barqueada" levou os símbolos da festa em romaria pelas águas do rio Tocantins
📷 "Barqueada" levou os símbolos da festa em romaria pelas águas do rio Tocantins |James Oliveira/RBATV

Em Marabá no sudeste paraense também a festa é comemorada com afinco pela comunidade católica Nossa Senhora das Graças e neste último sábado (27) foi o encerramento do evento que aconteceu no bairro Santa Rosa na Marabá Pioneira com uma "barqueata" no estilo de uma romaria fluvial.

De pai para filho. Gerações passam para as famílias a tradição de manter viva a festa
📷 De pai para filho. Gerações passam para as famílias a tradição de manter viva a festa |James Oliveira/RBATV

Segundo Anete Abadias de Aquino, conhecida como "Dona Nete" a festa é um momento importante para a renovação da fé em tempos difíceis. "É o melhor momento para quem tem fé, você se apega a ele (o Divino Espírito Santo)", declarou.

Veja também!

Saiba quem é o candidato mais velho e quem o mais jovem

Conta de luz continua com bandeira verde para setembro

Caixa tem 24,6 bilhões “esquecidos”. Veja como sacar!

Maria Lúcia, de 73 anos, foi a Imperatriz da procissão e do evento deste ano, conta que herdou da sogra a missão de dar continuidade a tradição do evento em sua família. "É de muita emoção e gratidão à Deus por termos passado esses dois anos em meio a pandemia e agora temos a oportunidade de fazermos nossas procissões e no geral é gratidão à Deus", declarou ela. "A gente se sente realizados por um evento como esse", explicou.

Em Marabá no sudeste paraense também a festa é comemorada com afinco pela comunidade católica Nossa Senhora das Graças e neste último sábado (27) foi o encer... Dol Carajás 02

Maria Luiza, presidente da Associação do Divino Espírito Santo de Marabá, explica que a festividade acontece de maio até o último final de semana de julho, contando com 18 festejos com a 30ª romaria fluvial. Periodicamente são realizadas outras festividades, encabeçadas por famílias e por bairros. "É um momento muito especial porque todos irão desarmar suas bandeiras e irão guardar para o ano que vem e ficamos muito emocionados por estar fechando o ciclo deste ano", enfatizou.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias