![Condutores reclamam da situação precária da via Imagem ilustrativa da notícia Cratera destrói trecho da rodovia Transamazônica em Marabá](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/700000/1200x0/OK-VIATURA-DESMORONANDO_00705578_0_-t.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F700000%2FOK-VIATURA-DESMORONANDO_00705578_0_.jpg%3Fxid%3D1769168&xid=1769168)
Parte da pista da rodovia Transamazônica (BR-230), em Marabá, no sudeste do estado, está comprometida por conta de uma cratera. Condutores que trafegam pelo local reclamam da situação que vem complicando o trânsito na área.
O enorme buraco fica na saída do Km 6. No local passam veículos de diversos tipos e os motoristas precisam ficar em alerta para evitar acidentes. Eles têm que aguardar para desviar. Não há cones sinalizando o perigo.
![O trecho onde ocorre o desmoronamento fica na saída do Km 6.](https://cdn.dol.com.br/img/inline/700000/767x0/cratera-ok-2_00705578_0_.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2Finline%2F700000%2Fcratera-ok-2_00705578_0_.jpg%3Fxid%3D1769171%26resize%3D380%252C200%26t%3D1719555142&xid=1769171)
Crateras
Além desta situação, no trecho da rodovia são encontrados inúmeros buracos. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) realizou este ano operação tapa buracos, porém o serviço não foi executado com durabilidade. Com isso, em poucos dias vários buracos foram abertos novamente.
![Buracos são encontrados no trecho da BR-230](https://cdn.dol.com.br/img/inline/700000/767x0/cratera-br-230-ok_00705578_1_.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2Finline%2F700000%2Fcratera-br-230-ok_00705578_1_.jpg%3Fxid%3D1769172%26resize%3D380%252C200%26t%3D1719555142&xid=1769172)
O motorista Carlomam Gomes todos os dias passa pelo local e afirma que a situação está insustentável. “A situação está precária, está complicado esse buraco aí e mais outros buracos na frente. Para acontecer uma coisa pior é questão de minuto”, disse.
O que deixa os motoristas ainda mais revoltados é que neste mesmo perímetro existem dois pontos de fiscalização eletrônica. Os radares controlam a velocidade em 60 km/h e os impostos arrecadados os condutores não estão vendo ser aplicados na rodovia.
“Eles têm que arrumar esse negócio direito, porque eles vêm e colocam apenas uma capinha de asfalto e quando os carros começam a passar, afundam de novo. Então, eles têm que quebrar isso aí e fazer um serviço que preste”, desabafou o motorista Valki Pereira, acrescentando que o risco de acidente é muito grande.
DNIT
Em nota, o DNIT informou que tem equipe do órgão monitorando a situação, sendo que “para aquele trecho será necessário escalonar o aterro. Removido o material dos degraus, o aterro poderá ser normalmente executado. Mas esse serviço definitivo só poderá ser executado após o período chuvoso”.
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Para o momento, de forma alternativa/paliativa, o DNIT realizará neste sábado (23) e domingo (24) serviços no local para amenizar a situação até que se possa realizar as obras no período da seca. “Para tanto, o trânsito não será interrompido, pois haverá o alargamento da pista para o lado que não está atingido, utilizando ali o acostamento, para viabilizar a trafegabilidade nos dois sentidos da pista”, afirma a nota. (Com informações de Elioenay Brasil)
Veja a reportagem de Elioenay Brasil da RBATV
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