Alvo de muitas reclamações devido a quantidade de médicos insuficientes para atender a demanda, o Hospital Materno Infantil (HMI), de Marabá, no sudeste paraense, terá os serviços médicos terceirizados.
A aprovação da terceirização ocorreu na tarde desta sexta-feira (24), durante reunião do Conselho Municipal de Saúde. O HMI é uma maternidade referência pra toda a região sudeste do Pará. Por dia, são realizados uma média de 20 partos, cerca de 500 nascimentos ao mês.
De acordo com o diretor clínico da maternidade, o médico Charles Alves, para o usuário isso vai ser uma grande melhoria no atendimento, da qualidade da assistência à saúde, principalmente a mulher. “Hoje a gente está vivendo a deficiência no atendimento pela falta do profissional. Com essa terceirização nós vamos suprir essa necessidade, vai vir mais médicos, vamos dar um atendimento mais adequado, tanto na obstetrícia, quanto na pediatria, que é o nosso grande gargalo do materno”.
Pela proposta é ter quatro profissionais obstetras durante o dia e três à noite, além de dois pediatras na urgência e emergência, além de dois médicos radiologistas, por horário, durante 24h.
“Objetivo é melhorar a qualidade do atendimento, que hoje está deficiente. Não vai onerar tanto, porque vai ter uma melhoria na qualidade do atendimento. A população vai ganhar, o município vai ganhar”, afirma o médico.
SALÁRIO
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Marabá, Emison Viana, informou que os municípios menores que Marabá têm oferecido valores melhores de salários e tem atraído esses profissionais. Com isso, essa ausência de médicos no HMI tem prejudicado toda a população marabaense.
“Existe também uma lei federal que proíbe o aumento salarial para os servidores federais, estaduais e municipais. Então, com esses argumentos foi levado a deliberação e apreciação do pleno municipal a possibilidade da contratação desses especialistas para ocupar essa lacuna que hoje tem no hospital materno”, explicou o presidente do conselho.
VEJA TAMBÉM:
Vídeo: Grávidas reclamam de falta de médicos no HMI
ESPECIALIDADES
A empresa contratada assumirá toda essa parte das especialidades, obstetrícia, ginecologia e pediatria, enquanto que a parte dos outros servidores será do município.
O próximo passo é ir para a comissão jurídica do município e colocar para licitação. A previsão é de ocorra em um prazo de 30 dias e até novembro já se tenha a empresa que vai assumir o corpo clínico da maternidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar