Uma queimada de grandes proporções assustou os moradores da Nova Marabá na tarde de quarta-feira (4). A fumaça era vista de longe. Uma equipe da Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil do Município atendeu a ocorrência.
O fato, registrado em um terreno na Folha 33, na Nova Marabá, teria sido provocado por um morador que queria queimar o lixo.
“Esse fogo tem características de ser criminoso, provavelmente algum vizinho tocou fogo em lixo, ele se expandiu e não teve controle”, informou Renilson Mendes, que atua três anos no combate a incêndios na Brigada da Defesa Civil Municipal.
Ele informou ainda que os brigadistas estavam realizando rondas pela cidade, quando se depararam com a situação.
“A gente pede para a população ter consciência, não tocar fogo, porque às vezes eles buscam uma maneira fácil de dar um destino ao lixo, mas acabam se prejudicando porque é um crime, a pessoa vai pagar multa e responder por aquilo”, disse Renilson Mendes.
MULTA
Na zona rural, a multa para quem ateia fogo é a partir de mil reais por hectare. Na zona urbana, a multa é a partir de 1.500 reais podendo chegar a 50 milhões.
“Nós temos recomendado que as pessoas, na zona urbana, não ateiem fogo no lixo doméstico e na zona rural que utilizem processos mecanizados no preparo das áreas para agricultura e que não utilizem o fogo”, aconselha o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Rubens Sampaio.
Em 2019, foram atendidas 278 ocorrências de queimadas no município. Em 2020, o número saltou para 504. Neste ano, desde o dia 1º de julho houve 19 ocorrências.
A Semma orienta as pessoas que realizarem capina em um terreno que deixem o resíduo sofrer decomposição. Em algumas situações, o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) pode ser acionado para retirar o resíduo. Também é recomendado que o proprietário destine esse resíduo para um local adequado.
DENÚNCIA
As denúncias de queimadas podem ser feitas pelo número (94) 99291364, da Brigada da Defesa Civil. O número funciona de segunda a domingo, das 8h às 18h. Além disso, denúncias podem ser realizadas pela Linha Verde: 3312-3350.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar