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PEDRAL DO LOURENÇO

“É possível conciliar preservação com desenvolvimento econômico”

Governador do Pará Helder Barbalho divulga vídeo em suas redes sociais, defendendo a importância das obras do Pedral do Loureço e reforça que é possível conciliar desenvolvimento com preservação ambiental

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Imagem ilustrativa da notícia “É possível conciliar preservação com desenvolvimento econômico” camera A expectativa é que, após a conclusão do derrocamento, o trecho entre Marabá e Barcarena da Hidrovia Tocantins-Araguaia possa transportar entre 20 e 60 milhões de toneladas de carga por ano | Reprodução

O Governo do Pará intensificou sua defesa pela execução do derrocamento do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, obra considerada crucial para o avanço econômico da região e a modernização da infraestrutura logística brasileira.

Em um movimento estratégico, o estado encaminhou um ofício ao governo federal e ao Ministério do Meio Ambiente, enfatizando que o projeto já possui licença ambiental concedida pelo Ibama e representa uma demanda histórica para garantir competitividade, gerar empregos e reduzir custos no escoamento da produção.

Um Salto para a Sustentabilidade e Competitividade

A expectativa é que, após a conclusão do derrocamento, o trecho entre Marabá e Barcarena da Hidrovia Tocantins-Araguaia possa transportar entre 20 e 60 milhões de toneladas de carga por ano.

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Essa capacidade massiva promete retirar até 500 mil viagens de caminhão das rodovias, aliviando o trânsito, diminuindo acidentes e contribuindo significativamente para a redução da poluição – o modal hidroviário é até 20 vezes menos poluente que o transporte rodoviário. Além dos benefícios ambientais, a obra projeta uma redução de até 30% nos custos logísticos para produtores e exportadores.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Helder Barbalho destacou os esforços do estado para assegurar o licenciamento da obra, visando a navegabilidade plena do rio Tocantins.

Barbalho reiterou sua posição contrária à proposta de criação de uma nova área de proteção ambiental na região, argumentando que tal medida poderia comprometer a realização de um projeto de desenvolvimento sustentável e estratégico tanto para o Pará quanto para o Brasil.

"O Pará acredita que é possível conciliar preservação ambiental com desenvolvimento econômico", afirmou Helder Barbalho. "A Hidrovia Tocantins-Araguaia representa uma alternativa logística mais sustentável, competitiva e capaz de gerar oportunidades para a nossa população. Precisamos garantir segurança jurídica para que o Pará e o Brasil avancem de forma equilibrada na modernização de sua infraestrutura e na proteção do seu patrimônio natural”, disse.

Veja a declaração do governador do Pará, no vídeo abaixo:

A posição do governo paraense reforça o debate sobre o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, destacando a obra do Pedral do Lourenço como um catalisador para o futuro logístico e econômico do país.

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