plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

Taxistas de Itupiranga protestam contra apreensão de veículos

Motoristas interditaram a BR-230 e cobram resolução do Estado para regularização do serviço.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Taxistas de Itupiranga protestam contra apreensão de veículos camera Os taxistas alegam que têm tentado diálogo com o governo estadual e com a agência reguladora há dias, mas sem retorno efetivo. | Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (20), motoristas de táxis-lotação de Itupiranga realizaram um protesto com interdição parcial da BR-230, reivindicando a liberação de veículos apreendidos pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA). Os taxistas alegam que têm tentado diálogo com o governo estadual e com a agência reguladora há dias, mas sem retorno efetivo.

De acordo com Márcio José, representante dos motoristas e associado da Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos de Transporte Intermunicipal, a categoria busca apenas o direito de trabalhar legalmente. “A lei já foi aprovada, foi considerada constitucional pelo Supremo. Falta apenas uma resolução para podermos trabalhar. Antes de fechar a estrada, tentamos negociar. Nosso pedido é para que nossos carros sejam liberados e que o governo busque um meio de legalizar nossa situação”, afirmou.

A manifestação, segundo ele, foi pacífica e teve o apoio da Polícia Militar. Após a interdição, os motoristas seguiram para Marabá, onde tinham uma reunião marcada no Ministério Público para tratar do assunto.

Veja também:

Do outro lado, um servidor da Arcon-PA, que teve sua identidade preservada, explicou por meio de uma chamada telefônica que os veículos foram apreendidos por realizarem transporte coletivo intermunicipal de passageiros sem a autorização estadual.

“Eles têm autorização da prefeitura de Itupiranga apenas para circular dentro do município. Quando fazem lotação entre Itupiranga e Marabá, estão infringindo a legislação. Só podem operar transporte intermunicipal exclusivo, como o de táxi convencional, mas não coletivo”, afirmou.

Ainda de acordo com o agente da Arcon, as apreensões foram realizadas de forma legal e só há duas maneiras de os veículos serem liberados: mediante o pagamento da multa por transporte irregular ou por meio de ordem judicial. “Já houve várias apreensões e, mesmo assim, eles continuam. Por isso, negociação não é possível. A liberação só pode ocorrer dentro da legalidade.”

A Arcon reforça que a fiscalização do transporte intermunicipal é de responsabilidade do Estado e que o número de apreensões não é maior devido ao efetivo reduzido. O órgão afirma que denúncias frequentes feitas por cooperativas legalizadas motivam as fiscalizações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Itupiranga

    Leia mais notícias de Itupiranga. Clique aqui!

    Últimas Notícias