Indígenas da Aldeia Trocará fecharam a ponte localizada nas proximidades da comunidade, às margens da Rodovia Transcametá (BR-422). O bloqueio começou nesta segunda-feira (22) e reflete a insatisfação dos moradores com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Segundo as lideranças do movimento, o protesto foi motivado pelo descumprimento de acordos firmados anteriormente com o órgão federal.
Veja também
- Receita Federal abre consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda
- Ataque a tiros deixa um baleado e três feridos no Novo Horizonte
- Caçador desaparece em área de mata de cidade do Marajó
Reivindicações e problemas na infraestrutura
Além da cobrança pelos termos não cumpridos, os manifestantes exigem obras imediatas na infraestrutura das vias que dão acesso às aldeias da região.
• Tráfego prejudicado: Os moradores relatam que as péssimas condições das estradas dificultam o trânsito diário da comunidade.
• Inverno amazônico: A situação se agrava severamente nos períodos de chuva, quando os acessos ficam praticamente intransitáveis para os veículos.
Bloqueio segue sem previsão de liberação
A liderança indígena confirmou que a mobilização na BR-422 deve continuar por tempo indeterminado. O grupo exige a presença de representantes do DNIT no local para estabelecer um canal direto de negociação.
Pauta de negociação: Os manifestantes informaram que a liberação da pista só vai acontecer após a apresentação de uma solução concreta e um cronograma oficial de prazos por parte do órgão federal para o cumprimento das melhorias exigidas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar